Se você pensa que pode ou se pensa que não pode de qualquer forma você está certo.
Nessa reflexão gostaria de convida-lo a pensar sobre a suas crenças e sobre as verdades que você fala para si mesmo, ou melhor, as mentiras que falamos para nós mesmos e que por alguns motivos acabam se tornando verdades que nos paralisam.
Pamela Meyer diz em seu estudo para o livro (Liespotting) sobre mentiras que nos seres humanos somos mentirosos por natureza e que mentimos por vários motivos, seja para nos darmos bem em algumas situações, para não fazer algo que não gostamos, para não magoar as pessoas que gostamos e por aí vai. E o que isso tem a ver com essa reflexão ou sobre mindset, sobre as nossas crenças?
A questão é que quando mentimos muitas vezes, seja por motivos fúteis, para enganar outras pessoas, o que são péssimos. E quando mentimos muito a nossa mente acaba entendendo que mentir faz parte da nossa personalidade, e dessa forma a mentira passa a se tonar algo normal, e se torna um costume mentir sempre, é como se a nossa mente dissesse: Se eu minto sempre por que não mentir agora também.
E esse habito se torna mais perigoso e ruim quando mentimos para nós mesmos, tornando as nossas mentiras em verdades e em crenças limitantes, afinal tudo o que sai da nossa boca acaba se tornando verdade para nós.
O psiquiatra e empresário Roberto Shinyashiki e a psicoterapeuta Maura de Albanesi falam sobre isso em um de seus vídeos.
Se você mente a ponto de que a mentira se torne um habito e algo normal isso pode fazer com que você não acredite mais em si mesmo, por exemplo, se você sempre planeja acordar cedo, ou fazer uma determinada tarefa e nunca o faz, a sua mente passa a não acreditar no que diz que vai fazer e você acaba se tornando um procrastinador nato. E como resolver isso?
Não minta para si mesmo, e tenha autodisciplina, se disser que vai fazer algo, faça.
Outra grande mentira que falamos para nós mesmo e que acaba se tornando verdade é quando falamos que não somos capazes de aprender ou fazer alguma coisa, e com isso deixamos de lado o potencial que temos e a capacidade de aprender qualquer coisa e de nos reinventar sempre que quisermos.
Exemplo: Pense que você está diante de uma casa, e essa casa está totalmente fechada, janelas e portas totalmente fechadas, ou seja, parece impossível entrar. E como aparentemente você não tem um motivo forte para continuar tentando abrir a casa você diz a si mesmo que não consegue e por isso desiste nas primeiras tentativas.
Seguindo o mesmo exemplo, digamos que sua mãe, ou seu filho, esposa, alguém que você ama muito está dentro dessa casa, e a casa está pegando fogo e se você não abrir a pessoa que está lá dentro vai morrer, a pergunta é: será que você iria desistir, será que você diria a si mesmo que não é capaz de continuar tentando?
A grande verdade é que muitas vezes nós só saímos da zona de conforto e usamos a gigantesca capacidade que temos quando não temos outra opção a não ser seguir em frente. A capacidade de aprender, de ser criativos, de ser e fazer coisas extraordinárias está dentro de cada um de nós, mas quando contamos para nós mesmos a mentira de que não somos capazes, a nossa mente passa a acreditar nessa mentira, e ao invés de procurar formas de fazer a nossa mente procura formas de não fazer o necessário.
Então a pergunta que devemos nos fazer as vezes é se não estamos mentindo para nós mesmos.
E você costuma mentir para si mesmo?
Cuidado com o que você pensa e fala pois pode se tornar verdade.
Se gostou desse texto de reflexão, deixe o seu like e o seu comentário falando o que achou, e se acha que esse texto e dicas podem ajudar outras pessoas compartilhe assim você pode ajuda-las.
E lembre-se sempre: Alimente o seu mindset com conteúdo e conhecimento que vão ajudar a conquistar o seu objetivo de ter sucesso. O segredo para o seu sucesso está na sua mente.