Segurança da Informação nas empresas: um grande desafio!

Segurança da Informação nas empresas: um grande desafio!

Em 2001, o filósofo Manuel Castells disseminou a expressão “sociedade em rede” anunciando o desenvolvimento de uma sociedade em que os indivíduos estariam conectados através de recursos digitais para manifestar todo tipo de diálogo e relações. Desde então, é praticamente incontável o número de dispositivos conectados à internet!  

De forma vertiginosa, todas as nossas atividades estão se transpondo para o ambiente online e facilitando nossas vidas. Usamos bancos digitais, acessamos bibliotecas digitais, estudamos usando recursos digitais de aprendizado, acessamos informações governamentais antes pouco alcançáveis, compramos produtos e serviços online, possuímos bens digitais (músicas, livros, fotos, criptomoedas etc.), estabelecemos relações online, dentre tantas outras atividades. Tudo isso em tempo real e sem fronteiras físicas! 

Contudo, assim como todas as atividades corriqueiras estão se transpondo para o ambiente online, os perigos também estão e tem colocado todo o mundo em alerta e ação. Invasão de sistemas, sequestro de dados, vazamento de dados sigilosos ou conteúdo pessoal, vírus, ransomware, malware, phising, fraudes bancárias, estelionato, ameaça, calúnia, difamação, injúria, discriminação racial, pedofilia e engenharia social são apenas alguns dos ilícitos que ocorrem em ambientes digitais, afetando pessoas físicas e jurídicas.

Em uma sociedade na qual informações são geradas a todo segundo e o tráfego pela internet é elevado, preocupar-se com a segurança digital é prioridade. Esse cenário é ainda mais importante para as empresas e obriga-as a realizarem um monitoramento de modo proativo em segurança da informação. Mapear os riscos, ameaças e impactos ao negócio, avaliar a infraestrutura de Tecnologia da Informação interna e externa, bem como monitorar os hábitos dos funcionários e dos principais processos de segurança da informação da empresa, são alguns dos protocolos importantes para se protegerem de ameaças cibernéticas. 

A internet é um novo modelo de comunicação que deve ser utilizado com ética e segurança, visto que os maiores problemas não estão nas tecnologias, mas sim no uso que as pessoas fazem dela. Programas de conscientização que aprimorem todos os funcionários da empresa a respeito da importância de uma cultura orientada à segurança da informação e da boa conduta digital são imprescindíveis, uma vez que todos têm responsabilidade e condições de evitar as vulnerabilidades e ataques virtuais. Equipes bem orientadas são menos suscetíveis a erros e mais preparadas para a tomada de decisões!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos