Segurança de Processos e Segurança Ocupacional são a mesma coisa?
Olá! Tá tudo seguro na sua empresa?
Quando perguntamos isso para o gestor ou um técnico de uma indústria química, petroquímica, ou refino, entre outras, possivelmente teremos como resposta que o controle do uso dos EPIs, das condições físicas do trabalho, da ergonomia entre outros está bem, ou seja, a resposta é focada na Segurança Ocupacional!!
Mas... e a Segurança de Processos, ou seja, a Segurança Operacional vai bem?
A Segurança de Processos Químicos, diferentemente da Segurança Ocupacional, ocupa-se com os riscos decorrentes da perda de contenção primária de um produto ou energia, que podem afetar um grande número de pessoas, e produzir impactos catastróficos, tanto para o meio ambiente, comunidade, como patrimônio e valor de mercado de uma empresa.
Interessante, né? Quer saber mais? Aguarde carta!! :)
Forte abraço!!
OIM at Petrobras
6 aWilaci, O tema é de grande relevância, principalmente pelo potencial de risco dos seus incidentes ou gravidade e extensão dos acidentes. O conhecimento das camadas de proteção e, sobretudo, as suas condições devem ser preocupação constante dos técnicos e gerentes responsáveis pelas instalações. Frequentemente tenho abordado esse assunto no FPSO P-48. Aguardo o complemento do texto, meu amigo. Abraços!