segurança Dinâmica e Estática e suas responsabilidades
Segurança Dinâmica e Estática e suas responsabilidade

segurança Dinâmica e Estática e suas responsabilidades

SEGURANÇA FÍSICA e Dinâmica

A segurança física é feita nas imediações da empresa e leva em consideração a prevenção de danos causados por desastres locais ou ambientais, como raios, inundações incêndios (naturais, criminosos e acidentais), pelo fator humano (sabotagem ,espionagem ,roubo e furto)e incêndios. Por isso, investigar a ocorrência de eventos climáticos passados é importante ao se planejar os métodos de segurança física para proteção de funcionários, equipamentos, dados e do local. Além disso, ela trata de métodos para evitar o acesso de pessoas não autorizadas a áreas em que se encontram dados e informações críticas da empresa. Uma forma de fazer isso é implantar recursos de identificação de funcionários, como o uso de crachás, senhas e cadastro de digitais.

Para ter uma boa segurança física é importante controlar a entrada e saída de equipamentos, materiais e pessoas da empresa por meio de registros de data, horário e responsável. Quando há a entrada de visitantes na empresa, eles não devem andar sozinhos, o ideal é que sejam acompanhados por algum funcionário até o local de destino e registrados no sistema. Outro tipo de reforço para a segurança local é usar mecanismos, como fechaduras eletrônicas, câmeras e alarmes, para controlarem o acesso aos ambientes que guardam backups e computadores com dados confidenciais. Para desenvolver uma boa segurança física é preciso analisar qual é o perfil da empresa, o tipo de proteção necessária, os investimentos possíveis e definir uma política de controle de acesso físico que se encaixe ao modelo de negócio no momento de contratar empresa que tenha  seguro para prestação de serviço a terceiros no local.

COMO FUNCIONA O SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM LOCAIS DE TERCEIRO?

Esse tipo de seguro garante aos segurados o reembolso das quantias pelas quais seja responsabilizado civilmente, relativos a reparações por danos involuntários, corporais ou materiais causados em locais de terceiros. Por exemplo, uma empresa que presta serviços de segurança , limpeza e manutenção poderia acionar o seguro caso algum funcionário causasse algum dano dentro da empresa, a qual estivesse prestando serviço, ou seja em local de terceiro.

Quando o seguro vai ser acionado ?

Quando houver falha da segurança no controle de acesso de pessoas veículos e mercadorias tanto na entrada como na saída ou na realização de serviço como limpeza e manutenção.

Mas se for falha de  segurança ?

Quando as segurança estáticas (que são barreiras, obstáculos e equipamentos )são instados de forma inadequada ou por pessoas amadoras por questões de economia  facilita a ação criminosa, neste caso o prejuízo e do cliente que terá de acionar seu seguro.

Bom plano de segurança e uma analise de riscos feito por profissionais da segurança privada mitigar os prejuízos .

Ronaldo Barros

Gestor de Segurança Privada

Gestor de RH

Técnico de Segurança do Trabalho

Instrutor de Segurança Privada credenciado pela Policia Federal

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos