Segurança Energética, Segurança Alimentar e Clima: Riscos e Oportunidades de Investimentos no Brasil

Segurança Energética, Segurança Alimentar e Clima: Riscos e Oportunidades de Investimentos no Brasil

A Bells & Bayes Rating Analytics mantém-se conectada com os movimentos e com as tendências do mercado em termos de riscos e oportunidades. Nesse sentido, nos últimos dias, dois eventos de elevada envergadura, com a presença e a participação de players relevantes nas esferas privada e pública, nos níveis doméstico e internacional, como o BID. Estivemos nos dois eventos, constatamos a nossa inequívoca sintonia com as demandas do mercado em termos de informação e de dados relevantes aos agentes encarregados de tomada de decisão de alto nível.


O B20 Summit Brasil 2024, realizado em São Paulo em outubro, abordou temas prioritários para o desenvolvimento sustentável, com um foco ampliado em finanças sustentáveis e energias renováveis. No encontro, líderes globais e brasileiros do setor privado discutiram recomendações para o G20 que incluíram políticas de transição para uma economia de baixo carbono, com incentivos para a implementação de energias limpas e a ampliação de mercados de créditos de carbono.




O evento também destacou o papel da Sustainable Aviation Fuel (SAF) como um passo essencial para a descarbonização da aviação, especialmente à medida que as empresas de aviação buscam soluções para reduzir emissões em conformidade com novos padrões ambientais. Essas recomendações refletem um compromisso do setor privado em influenciar políticas públicas para alcançar uma transição energética justa e inclusiva, destacando o Brasil como líder em pautas de sustentabilidade.

Outra pauta relevante foi a criação de uma Janela Única de Investimentos com o objetivo principal de simplificar e unificar processos para investidores estrangeiros interessados no Brasil. Esta iniciativa visa fortalecer a atratividade do país ao proporcionar maior transparência e celeridade em aprovações regulatórias e ambientais. Também durante o B20, discutiu-se o papel crescente das agências de classificação de risco de crédito, que vêm incorporando critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas análises, influenciando as decisões de investimento e facilitando o acesso a recursos para projetos de infraestrutura e energia renovável.


O B20 Summit contribui para um ecossistema de negócios mais sustentável e inclusivo, com um compromisso com o crescimento socioeconômico de longo prazo e responsável.


No Brasil Investment Forum (BIF), o foco foi direcionado à atração de investimentos estrangeiros com um viés sustentável, destacando oportunidades em setores de energia renovável e tecnologia, incluindo biocombustíveis e projetos de créditos de carbono. O fórum ressaltou o papel do Brasil como um dos maiores potenciais mundiais para a geração de energia limpa e sustentável, com uma infraestrutura robusta para energia eólica e solar. Além disso, as discussões do BIF reforçaram a importância das agências de classificação de risco em avaliar projetos de grande impacto ambiental, validando o potencial de retorno e o compromisso socioambiental de empreendimentos brasileiros.


Esse cenário de investimentos sustentáveis é favorecido pela Janela Única de Investimentos uma política proposta para facilitar o acesso de investidores internacionais, otimizando os processos regulatórios e criando um ambiente de negócios mais ágil e confiável. O Brasil também promoveu o uso de biocombustíveis, como o SAF, para a indústria de aviação, reforçando seu compromisso com um futuro de baixo carbono e com a sustentabilidade. O fórum, portanto, representou uma oportunidade significativa para o Brasil se posicionar como um líder global em sustentabilidade e inovação econômica, atraindo parcerias estratégicas em áreas vitais para o crescimento sustentável e inclusivo.




Após esses dias de intenso trabalho, a Bells & Bayes Rating Analytics é grata aos gentis convites para testemunhar a comunicação dos esforços envidados na atração de investimentos orientados ao crescimento sustentado. E ainda, destacamos os aprendizados adquiridos em contato com empresas oriundas de outros países e do Brasil, em diferentes setores de atuação, como a Mediato (ativa na mediação de conflitos), conectadas com a atmosfera predominante nesses dois eventos.

Agradecemos a rica troca com a Equipe da Bells & Bayes Rating Analytics® constatando que estar em sintonia com as demandas do mercado é diminuir a assimetria da informação por meio da análise de dados e mais um elemento de apoio para a solução de conflitos. Os desafios globais da contemporaneidade fazem urgir que gestores dos setores público e privado, e também da sociedade civil organizada, tenham consciência das urgências de nosso tempo. Clama por um espírito republicano dessas lideranças, também guiado por senso de justiça e reparação, que fomente iniciativas, projetos e políticas públicas com foco nos biocombustíveis, desenvolvimento sustentável, ampliado em finanças sustentáveis e energias renováveis. O diálogo aberto e construtivo entre líderes empresariais e governamentais permite o compartilhamento de conhecimentos, experiências e a identificação de oportunidades de investimentos, além de contribuir para a construção de um ambiente de confiança mútua, essencial para a atração de investimento, pois sem ele, não há desenvolvimento. A parceria entre os órgãos públicos e privados também se faz necessária no intuito de reforçar o compromisso mútuo em construir soluções eficientes para as controvérsias. Luciana Loureiro

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos