Segurança Psicológica: o que é e como trazê-la para nosso dia a dia
Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância da Segurança Psicológica nas organizações e como ela contribui para o bem estar das pessoas e para a produtividade do time.
Mas você sabe o que é a Segurança Psicológica?
Em uma forma simples de entender, a segurança psicológica nada mais é do que a possibilidade de uma pessoa poder agir e se expor de forma natural dentro das organizações. Ser ela mesma, sem receio de julgamentos e/ou retaliações.
Esse termo, "Segurança Psicológica”, foi cunhado no final dos anos noventa pela professora e pesquisadora Amy Edmondson , da Universidade de Harvard. Amy definiu a Segurança Psicológica como “a crença de que um membro de uma equipe não será punido ou humilhado por expor ideias, dúvidas, preocupações ou erros, e que a equipe está segura para assumir riscos interpessoais, em um ambiente que as pessoas sejam francas”.
Segundo a pesquisadora, a Segurança Psicológica não se trata de cordialidade ou de ter uma relação amistosa. Trata-se de oferecer um feedback sincero às pessoas do time, admitir abertamente os erros e aprender uns com os outros, a partir dos erros e acertos do time.
O senso de pertencimento, que tanto falamos nas organizações, não é possível sem a segurança psicológica. Sentir-se pertencente em uma organização e/ou em um time passa por ter suas ideias levadas em consideração, sem julgamentos. Por perceber que contribui realmente com o time e que a sua contribuição apoia no seu desenvolvimento e no desenvolvimento das outras pessoas também.
Segundo Amy Edmondson, a Segurança Psicológica “está presente quando os colegas confiam e respeitam uns nos outros e se sentem aptos, e até obrigados, a serem verdadeiros uns com os outros”.
Mas, em termos práticos, como podemos trazer a Segurança Psicológica para nossos times?
É importante sabermos que, com Segurança Psicológica, conseguimos trazer maior inovação para as empresas, uma vez que as ideias são trazidas livremente e que existe uma maior confiança entre as pessoas membros dos times.
Para responder a essa pergunta, vamos emprestar um conceito da Psicologia Positiva, chamado P.E.R.M.A., que é uma espécie de fórmula para o bem-estar subjetivo (a felicidade, mais comumente falada). O P.E.R.M.A. é uma sigla em inglês, que consiste em:
Emoções Positivas (Positive Emotions)
Engajamento (Engagement)
Relações Positivas (Relationship)
Sentido (Meaning)
Realização (Accomplishment)
Recomendados pelo LinkedIn
As emoções positivas são elementos fundamentais para que as pessoas possam sentir-se bem no ambiente, entendendo que é um lugar em que não terá muitas frustrações e/ou emoções negativas, que podem levar a uma desmotivação.
Já o engajamento é um fator importantíssimo para a realização das tarefas. Pessoas engajadas com o trabalho têm um maior desempenho, atendendo os prazos e realizando as suas atividades com qualidade.
As relações positivas têm relação com a qualidade de relacionamento com colegas e com as lideranças da organização. Não é possível dizermos que um fator é mais importante do que o outro, porém as relações têm uma influência grande na Segurança Psicológica. Saber que você pode contar com as pessoas do seu time e entender de que estão todos se apoiando é meio caminho andado para ter a Segurança Psicológica.
O sentido está relacionado ao propósito de cada pessoa na organização e no sentido que as pessoas dão para o seu trabalho no dia a dia. Quando conseguimos dar sentido e propósito para o que estamos fazendo, mais fácil fica de se engajar com as atividades.
Já o sentimento de realização é o que sustenta a permanência das pessoas nas organizações. E esse também é um fator extremamente importante para a Segurança Psicológica.
Promover o sentimento de realização passa por acompanhar as pessoas, dar feedbacks sinceros para que as rotas sejam ajustadas quando necessário e, claro, fazer os reconhecimentos - de forma legítima - pelo bom trabalho realizado.
E lembre-se: Segurança Psicológica não tem a ver com “ser bonzinho ou boazinha”, tem a ver com sinceridade e franqueza, tanto para os feedbacks de correção de rota quanto para reconhecimentos.
Mas o que acontece quando não temos Segurança Psicológica na empresa? Sem a Segurança Psicológica, é muito difícil manter a motivação das pessoas em alta.
Quando não promovemos um ambiente seguro para que as pessoas possam propor, perguntar, errar e acertar, vemos fenômenos como:
Sabemos que, na rotina cheia que temos, nem sempre conseguimos prestar atenção em todos os detalhes. É por isso que a camada de liderança das empresas precisa estar preparada e sempre em formação nas habilidades de liderança.
Aqui na Agriness, nossos líderes participam da Escola de Líderes. Esse programa tem como objetivo tratar de temas e conceitos que apoiem o cotidiano dos times e a “vida real” da liderança. Isso quer dizer que trazemos as teorias, debatemos sobre elas e conversamos de que forma ela é aplicada no dia a dia, considerando os desafios de cada área e de cada líder.
Isso faz com que as lideranças compreendam melhor os seus desafios e busquem apoiar as pessoas dos seus times em como superar esses desafios, trazendo diálogo e segurança para todos, contribuindo para que a Segurança Psicológica seja uma realidade na empresa.
Artigo produzido por Bruno Biesczad , Tech HR Business Partner da Agriness.
Comunicação corporativa | Gestão de pessoas | Gestão de Projetos | Inbound Marketing | Customer Success
1 aTema importantíssimo e conteúdo muito bom!
Consultora de Branding | Especialista em Estratégia de Marca
1 aRealmente é um tema importante de ser tratado!