Sei que você já ouviu falar do Tesouro Direto. Mas você sabe qual título escolher?

Sei que você já ouviu falar do Tesouro Direto. Mas você sabe qual título escolher?

O que é o Tesouro Direto?

“Tesouro Direto” é um programa do Governo Federal voltado para pessoas físicas. Ao investir em um título do Tesouro Direto, você está empestando dinheiro para o governo federal financiar a sua dívida. Esses títulos representam uma das formas mais democráticas para investir, pois a partir de aproximadamente R$ 30,00 já é possível investir em Tesouro Direto. 

O Tesouro Direto é seguro?

Todo investimento tem risco. Para avaliar os riscos desse investimento, primeiramente precisamos entender suas características.

Os títulos do Tesouro Direto são investimentos de renda fixa. Mas renda fixa também tem risco.

Os ativos de renda fixa se caracterizam por possuir prazo de vencimento. Se o investidor ficar com o título até o vencimento, receberá o que foi contratado.

Porém, se desejar vender o título antes da data do vencimento, os preços e taxas desses títulos podem variar. Essa variação, chamada de marcação a mercado é observada nos títulos com algum componente prefixado.

A marcação a mercado é uma atualização diária dos preços dos ativos de renda fixa, dado o movimento de oferta e demanda por esses títulos e permite que o investidor saiba o valor que receberia hoje caso optasse em vender um título antecipadamente.

Dessa forma, conseguimos caracterizar os riscos do Tesouro Direto:

- Risco de liquidez (não conseguir vender o ativo antes do vencimento): não é significativo, pois o Tesouro Nacional recompra os títulos dos investidores todos os dias

- Risco de crédito (tomar calote do credor): baixo, porque o mercado considera os Tesouro Direto uma das formas mais seguras para investir. Mesmo sem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), a emissão desses títulos pelo Tesouro Nacional é considerada uma garantia forte pelo mercado).

- Risco de mercado (oscilação dos preços e taxas): existe caso o investidor deseje se desfazer os títulos antes do vencimento. Nesse caso, devido a marcação a mercado, o Tesouro Nacional vai pagar o que o título vale naquele dia, de acordo com a sua oferta e demanda). Nesse caso é o possível que o investidor tenha ganhos bem acima do que teria se esperasse até o vencimento; por outro lado, pode ter perdas significativas (inclusive perda de parte do capital principal investido).

Como investir no Tesouro Direto?

A melhor forma é abrir conta em uma corretora. Esta disponibiliza ao investidor, em uma única conta, o acesso aos títulos do Tesouro Direto e demais investimentos para montagem da sua carteira. Sem contar que nas corretoras normalmente há isenção de taxas de custódia ou taxas muito baixas para o Tesouro Direto (diferentemente dos grandes bancos, que normalmente possuem taxas mais altas, tornando inviável esses investimentos do ponto de vista econômico).

Como se caracterizam os títulos do Tesouro Direto?

Tesouro Prefixado: Investidor sabe previamente qual será a rentabilidade do investimento no vencimento.

Tesouro Selic: Rentabilidade atrelada a taxa de juros básica da economia taxa de juros SELIC (esse título paga 100% da Selic)

Tesouro IPCA+: Combina uma taxa prefixada com o IPCA (índice de inflação)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O recebimento do investimento principal e juros ocorre na da do vencimento. Porém, o Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA possuem uma modalidade com pagamento de juros semestrais, caso o investidor deseje.

Como escolher um título do Tesouro Direto?

Para facilitar essa escolha, eu criei o “Mapa do Tesouro”, que pode te ajudar a decidir como balancear os títulos do Tesouro Direto em sua carteira:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Espero que esse artigo lhe ajude a tomar boas decisões de investimentos!

Até a próxima!

Sou o Marco Arbex. Economista, Mestre em Administração e possuo MBA em Gerenciamento de Projetos. Sou professor universitário há 16 anos e assessor de investimentos pela Fort Investimentos (escritório credenciado XP) 



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos