Seja Extraordinário!
Hoje não basta estar acima da média do mercado, como era no seculo passado, temos que ser Extraordinários devido a facilidade de obtenção de conhecimento principalmente devido a internet.
Diferente do seculo passado onde literalmente o nosso conhecimento estava ligado a quantidade de informações que podíamos comprar ou emprestar, isso por que tudo se baseava em livros e revistas e cursos presenciais ( a maioria pagos), ou seja, para você se destacar naquela época, bastava você ser um "Rato de Biblioteca" e se dedicar aos estudos formais para conseguir facilmente superar a média da concorrência. Mas apos a "invenção" da internet e principalmente nos últimos anos com o aperfeiçoamento e a disseminação dos cursos de EAD (educação a distancia) esse perfil esta mudando, pois agora não estão mais procurando no mercado apenas pessoas acima da média e sim Extraordinárias.
E de onde surgiu esse novo nível de profissional?
Pessoas Extraordinárias são aquelas que se dedicam a ampliar e aplicar seus conhecimentos indefinidamente, elas estão surgindo principalmente do meio de uma geração acostumada com tecnologia e viu nos cursos gratuitos pela internet e o EAD um meio de ampliar seus conhecimento em poucos dias e a testar essas teorias adquiridas na sequencia, fazendo isso de forma sequencial, sempre procurando novos conhecimentos e formando um circulo vicioso eterno de aprendizado e prática.
E o que acontece para os meros mortais acima da média?
Tive a sorte de conviver com muitas pessoas Extraordinárias, algumas com mais de 60 anos que se formaram em cima de livros e trabalho mas que sempre estiveram pesquisando e apreendendo, mas estou notando que nós últimos anos que a média de idade esta caindo e vejo despontar "Crianças" de 22 anos discutindo comigo em pé de igualdade em conhecimento técnico, agora imagina daqui a alguns anos quando ele tiver a experiencia junto a esse conhecimento, será Extraordinário.
Esse é um forte sinal de que daqui a pouco tempo a média vai subir e se não tomarmos cuidado, e nos mantermos em constante estado de aprendizado, acabaremos ficando abaixo da média do mercado. Ou seja, o que nossas mães falavam no seculo passado, continua valendo até hoje.
"Estude filho, para ser alguém na vida"
Arquiteto, Professor & Consultor | Pesquisador em Projeto, Tecnologia e História de Arquitetura e Urbanismo - FAU-USP + SENAC-SP
8 aótimo artigo, Naur!!! Parabéns!!