SEJA MEMORÁVEL NA ADVOCACIA!

SEJA MEMORÁVEL NA ADVOCACIA!

por: Rodrigo Bertozzi  

Se o mundo jurídico é um imenso palco teatral com diretores, atores, atrizes, autores, figurantes e público, exatamente onde você se encontra? O pior lugar para se esta é ser um mero observador de um cenário que a cada dia torna-se mais favorável para a advocacia. Ser memorável é construir uma marca jurídica na mente do cliente. Ser memorável é ser respeitado pela equipe e por outros companheiros de profissão. Porém, aceitar estar em uma zona de conforto é viver no caos. É preciso eliminar a dúvida, o medo e ter o entusiasmo para construir a sua carreira. Sendo assim, vamos sugerir sete passos para a busca de uma carreira de sucesso.

PASSO 1

Saber quem você quer ser. E, planejar a carreira visando o futuro com força e atitude. É o Direito médico? Caso sim, saiba que ele se desdobra em gestão de risco médico, ramo farmacêutico, tributário aplicado a clínicas e hospitais. E um mercado que pode claramente ser mapeado. São mais de 500 mil médicos e poucos advogados especializados neste público tão fundamental à população.

PASSO 2

Concentrar-se naquilo que realmente é bom. Utilizar-se de técnicas de pesquisa, mapear mercados, desenvolver e publicar estudos e criar novos serviços para encantar o cliente. Caso optou-se por ser um advogado especializado em captar recursos financeiros para empresas, veja onde existem as fontes no Brasil e no exterior. Existem para todos os tipos. Somente o BNDS irá investir mais de 100 bilhões de reais. Um montante fantástico, mas que os empresários têm enorme dificuldade de ter acesso a ele. Veja que grande oportunidade.

PASSO 3

 Acredite na força dos números. Eles são mágicos e funcionam. Para ser memorável é preciso que sua marca jurídica seja constantemente batida na mente daquele segmento escolhido.

PASSO 4

Invista no poder do intelecto. Não conhecemos nenhum advogado de sucesso que não tenha percorrido o caminho da do saber tangibilizado para o mercado jurídico e dos segmentos que escolheu para ser um vencedor. Mesmo os escritórios que tem larga experiência, mas seus sócios nunca escreveram um livro, não desmente tal tese. Pois todos eles são excelentes negociadores e solucionadores de problemas.

PASSO 5

Pense como consultor. A advocacia brasileira é alicerçada no contencioso, mas a cada dia avança mais para o consultivo. E mais que isto, um advogado memorável deve estar preparado para reuniões em empresas, assembléias e comitês. Conhecer a gestão do tempo, ser rápido em responder as demandas que o cliente solicita e, principalmente, saber ouvir as pessoas. Saber renovar-se a cada período para não desgastar a relação com o cliente.

PASSO 6

Conhecer a fundo outras profissões. Ser memorável é saber quando é preciso a ajuda de profissionais de outras expertises para completar ou criar um serviço altamente qualificado e que gera valor para o cliente. Como, por exemplo, a engenharia florestal com os ambientalistas, médicos pesquisadores com direito farmacêutico, financeiros com tributaristas e assim por diante.

PASSO 7

Construir a marca jurídica onde ela possua mais valor para você, para as pessoas ao seu redor e para seus clientes. Concentrar-se no que se é melhor, conhecer o negócio do cliente, mapear o mercado, ser um líder respeitado e mesclar o conhecimento só podem levar para um bom caminho. Marca jurídica são estes emocionantes somatórios de esforços individuais e coletivos para a construção de um futuro mais rentável e feliz.

CONCLUSÃO

Somos o que fazemos. Nos dias em que fazemos realmente existimos. Nos outros dias apenas vivemos. Palavras nobres do Padre Antonio Vieira e que explodem na mente e nos convidam a sair da zona de conforto. É sair da linha média e buscar os grandes feitos jurídicos.

Por fim, o convite está feito: seja memorável!

Rodrigo Bertozzi

Estrategista de mercado jurídico, sócio da Selem Bertozzi Consultoria, experiência em mais de 450 bancas e departamentos jurídicos no país,

autor de 19 livros entre eles A Nova Reinvenção da Advocacia, Marketing Jurídico Essencial, Advocacia – As leis do relacionamento com o cliente, A Era das Marcas Jurídicas. Cofundador do Instituto Internacional de Gestão Legal, Administrador, Professor e Especialista em marketing jurídico. 

bertozzi@estrategianaadvocacia.com.br

 

 

 




Guilherme Barbosa

Sócio na Hollanda, Barbosa & Alexandre Advogados

7 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos