Seja uma pessoa mais produtiva
Já parou para pensar quanto tempo gastamos procrastinando? A procrastinação faz parte do nosso dia a dia infelizmente, e tarefas que eram para ser resolvidas de forma rápida e eficiente são muitas vezes deixadas de lado. Nesse artigo vou dar dicas simples que me ajudaram a ser uma pessoa mais produtiva e organizada.
Para começarmos é preciso realizar um diagnóstico e analisar o que está acontecendo para que a procrastinação ocorra, muitas vezes é devido ao fato de não gostarmos da tarefa que estamos exercendo, ou não sabemos como executá-las da melhor forma e muitas das vezes é simplesmente por falta de organização mesmo.
No meu caso, era uma falta de organização tremenda, eu pegava muitas coisas para fazer ao mesmo tempo, me perdia nas tarefas, virava um verdadeiro caos e quando eu via já estava deixando tarefas de lado e dando aquela olhadinha no celular, até mesmo como uma fuga para a confusão que eu havia arrumado para mim. Mas sabe o que me acontecia no final do dia? A tarefa continuava me esperando para ser feita e eu entrava em um absoluto estado de ansiedade e estresse.
Dicas para ser mais organizado e produtivo
Dica #1
Tenha uma agenda, e anote por blocos tudo o que precisa ser feito no dia. Pode ser agenda de papel ou no celular, eu uso o google agendas e facilitou muito o meu dia a dia, separo as atividades em bloco e coloco cor nas tarefas, assim eu consigo visualizar tudo o que precisa ser entregue e eu não perco o meu tempo tentando lembrar se deixei algo para trás ou não.
Dica #2
Organize suas tarefas por prioridades, separe se ela é urgente ou não. Eu separo as minhas por cores: A vermelha são atividades urgentes e que eu tenho que parar tudo para fazer, as amarelas precisam ser executadas por mim, mas eu ainda tenho um prazo e a azul são tarefas mais operacionais e eu consigo delegar para alguém.
Dica #3
Utilize a técnica Pomodoro, se de um prazo para estipular suas tarefas e após isso se dê uma pausa. Exemplo eu tenho 1 hora para criar um e-mail marketing, após isso eu me dou 5 minutos para fazer uma pausa, tomar um café, ou mesmo dá uma olhadinha nas minhas redes sociais.
Dica #4
Estabeleça um horário especifico para responder seus e-mails, o que talvez mais me roubava o meu tempo era o e-mail, eu respondia de manhã e assim que chegava um novo e-mail eu parava tudo o que estava fazendo para verificar a minha caixa de entrada. Se você faz isso PARE, determine o horário que você pode parar para responder, eu normalmente coloco 2 blocos. Um assim que eu chego no trabalho as 8 e outro um pouco antes de ir embora lá para as 16:30.
Dica #5
Estabeleça um horário para o celular, nada de ficar o dia todo rodando o feed do Instagram, é uma perca de tempo tremenda, estipule quanto tempo você quer passar utilizando as redes sociais. Tudo tem limite e bom senso nessas horas é essencial.
Dica #6
Essa dica muitas pessoas não concordam comigo, mas mudou drasticamente a minha qualidade de vida. Eu não fico depois do meu horário, eu tenho 8 horas no meu dia para executar as minhas tarefas, se bem organizadas esse tempo dá e sobra, então não tem necessidade de ficar a mais do que o meu horário estipulado. Eu já fui dessas pessoas que chegava antes e saia muito depois, já cheguei a trabalhar 14 horas direto, o resultado disso foi o estresse, ansiedade, mau humor e 10 quilos a mais na balança. Claro que quando é um dia atípico tudo bem ficar até mais tarde, mais não faça disso um hábito.
Dica #7
Ligue! Isso mesmo, antes eu tinha mania de mandar um e-mail e aguardar horas e horas para resolver um problema, hoje eu facilito a minha vida e ligo para a pessoa, esclareço as minhas dúvidas e já resolvo de uma vez.
Dica #8
Não perca seu tempo em reuniões que poderiam ser um e-mail. Por isso antes de qualquer reunião solicite a pauta e veja realmente se existe a real necessidade de ter aquela reunião, muitas vezes uma ligação ou um e-mail já resolve bem a questão em si.
Essas são dicas simples, mas se bem aplicadas resolvem muito o seu dia a dia, depois me contem aqui se vocês já utilizam algumas delas ou se você tem alguma outra dica para compartilhar.
Até mais!
Crédito Imagem: Freepik