Selante para juntas de dilatação/contração no concreto

Selante para juntas de dilatação/contração no concreto

Olá Rede! Vamos para mais um episódio da nossa News! Nesse Episódio vou focar produtos para selagem de juntas de dilatação e contração em estruturas de concreto em várias áreas de utilização como: barragens, hidroelétricas, pontes, viadutos, usinas de energia nuclear, estacionamentos e demais áreas nas edificações.

Como de costume, vou iniciar respondendo à pergunta enviada do Episódio 11.

P: Você conhece alguma Revenda Técnica no Rio de Janeiro que tenha esses quesitos apontados na Newsletter?

R: Conheço, a Isocon (Niterói-RJ) que faz um excelente trabalho e a Imper Rio (RJ).

Para essa edição, escolhi esse tema, pois observando obras que apresentam vazamentos de água em áreas impermeabilizadas, verifiquei que são nas juntas de dilatação/contração que ocorrem grande parte do problema dos vazamentos citados. Geralmente a causa de ocorrer o vazamento pelas juntas é a escolha errada de um produto/sistema específico e eficaz para ser aplicado nas juntas.

Normalmente o tratamento das juntas são feitos com o mesmo sistema de impermeabilização que está sendo aplicado na laje (no caso de uma laje) e nem sempre esse sistema impermeável funciona bem nas juntas. Independente do sistema especificado para a impermeabilização nas juntas é recomendável ser feito um estudo específico para a vedação das juntas. Os selantes são os materiais recomendados para os tratamentos de juntas.  


Selantes são materiais de baixa permeabilidade, flexíveis, resistentes às alterações climáticas (baixas e altas temperaturas) e de grande aderência. Sua característica principal é a durabilidade, isto é, mantem suas características físico-químicas originais, mesmo expostos aos raios solares e movimentações das estruturas do concreto durante várias décadas.

Tipos de Selantes: Vou falar sobre os da maior relevância quanto ao uso no Brasil, isto é, os mais consumidos. São eles: Poliuretano, Silicone, Híbridos e Borracha.



Poliuretano – É um polímero que tem algumas características de borracha. Em aplicações na construção civil para a selagem de juntas de concreto, esses produtos são qualificados pela dureza (maciez) e são medidos por um equipamento denominado durômetro. Sua unidade de medida normalmente é “Shore A”.

Os Poliuretanos de dureza 30 são os macios e tem sua preferência no uso em fachadas, os Poliuretanos de 40 são os rígidos e são usados em pisos. A reticulação/cura (mudança do estado físico do produto de massa pastosa para borracha consistente) do polímero acontece com a exposição do mesmo à umidade relativa do ar. Atenção no uso desses selantes é ter alguns cuidados necessários durante a aplicação.

Recomendações: Não deixar bolhas de ar no interior do produto. As juntas devem estar limpas e as laterais das juntas devem ser regularizadas. A escolha da marca do selante de PU que irá ser aplicado deve ser rigorosa, pois selantes de PU de baixa qualidade podem apresentar trincas precoces (ressecamento) no meio do produto aplicado depois de seco e pode haver destacamento (falta de aderência) do produto nas laterais das juntas de concreto. É recomendável escolher produtos que tenham capacidade de movimentação em torno de 50%, resistência de 3.000 a 5.000 ciclos em equipamentos para simulação de envelhecimento aos raios solares. .

O campo de aplicação dos Selantes PU são: Juntas de Fachada e Pisos, Juntas perimetrais, Juntas de conexão de portas e janelas, encontro de ralos e tubulações, calhas e telhados.

Silicone – Os selantes de silicone têm origem mineral (Silício + Oxigênio) são basicamente de dois tipos o Acético e o Neutro. Os Selantes de Silicone Acético têm em sua formulação Ácido acético dai o cheiro característico de ¨vinagre¨ que o produto solta durante a aplicação e posteriormente durante a cura, esses produtos são largamente usados em superfícies lisas (Vidros e metais), daí ser largamente usado em uso doméstico, pois são uteis para colar e impermeabilizar no dia a dia das obras e do lar também.



Esses produtos de grande poder de aderência, resiste as intempéries, grande durabilidade e impermeabilidade. Não pode ser aplicado em juntas de concreto, nem de argamassas.  Uma foto da aplicação. Os selantes de Silicones Neutros não têm cheiro e pode ser aplicado em concreto e argamassas, além de vidros e esquadrias. Suporta grande variações de temperaturas tanto negativas, quanto positivas.

Híbridos (MS) – Uma das diferenças entre os selantes híbridos e os selantes PU tradicionais é a cura. A Cura nos híbridos é muito estável, por isso não há formação de bolhas durante o processo de secagem/cura na aplicação do produto. Outra característica é a aderência, os híbridos tem uma aderência superior nas laterais das juntas depois do produto estar totalmente seco/curado.

Borracha – São selantes de concepção diferenciada dos poliuretanos, silicones e híbridos, enquanto os selantes de Poliuretano, Silicones e Hibridos reagem com a umidade relativa do ar durante a aplicação, os selantes de borracha são compostos de Neoprene e EPDM vulcanizados, isto é, são artefatos de borracha. Obs: Explicando; Neoprene é Policloropreno, uma borracha muito resistente que raramente sofre qualquer tipo de ataque (químico, rasgo, decomposição, envelhecimento e etc), conceitualmente dificilmente pode ser superado por qualquer outro produto.

O EPDM é uma borracha de Etileno-Propileno-Dieno que tem características similares ao Neoprene. As misturas das duas borrachas ou produtos compostos de uma das duas borrachas são de excelente qualidade.

As características são: Bloqueia totalmente o espaço das juntas, portanto impede qualquer objeto estranho interfira no movimento das juntas, não existe tempo de cura, área liberada após a instalação, grande resistência as intempéries e impermeabilidade. Campos de Aplicação: Barragens, Pontes, Viadutos, Estacionamentos, Tuneis, Passarelas.



Espero que tenham gostado!

Abraços,

Rolando Infanti Filho



 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos