Sem ISSO você não fecha palestras com empresas

Sem ISSO você não fecha palestras com empresas

Se você se considera um palestrante profissional, mas não faz isso que eu vou te mostrar nesse artigo, eu sinto dizer, mas tu ainda não é pro não...

O que eu quero dizer com profissional?

Um palestrante preparado para fechar palestras com um gerente de RH ou de Marketing.

Leia esse artigo até o final, porque eu vou te contar tudo!

Se você ainda não me conhece, eu sou o Lucas Lopes, especialista em marketing e fundador da Motiveação Palestras, uma das maiores agências de palestras do Brasil!

O objetivo desses artigos é te ajudar a vender as suas palestras para empresas e agências de palestrantes cobrando até 100% mais do que você cobra hoje. 

Como você já deve saber, porque eu repito insistentemente isso, o público de todo palestrante devem ser as empresas.

Além das empresas, existem outros 6 tipos de contratantes de palestras:

- Escolas

- Universidades

- Prefeituras

- Sistema S

- Agências de Eventos e Palestrantes

Mas as empresas são de longe os melhores contratantes de palestras do mercado!

Não que você não deva palestrar para os outros contratantes, não é isso! O que eu quero dizer é que a toda a sua comunicação e o seu marketing devem apontar para as empresas.

Considerando que o seu cliente são empresas e você é um palestrante corporativo, 1 coisa que é obrigatória para você é que você emita nota fiscal, e hoje, além de te dizer o porquê, eu vou te dar uma dica que pode te fazer economizar milhares de reais, caso você já emita notas fiscais para suas palestras.

Então vamos lá, o fato é o seguinte, Empresas não podem contratar serviços ou comprar produtos sem NF!

Não sei se você já passou recibo como comprovante de pagamento das suas palestras para algum cliente, mas o recibo não tem valor fiscal, por isso médias e grandes empresas não aceitam recibo como comprovante de pagamento.

Isso acontece, porque se uma empresa adquire um serviço sem NF ela pode ser barrada pelo imposto de renda por sonegação de impostos, já que não tem nenhum comprovante com valor fiscal daquela palestra que a empresa contratou.

A empresa precisa das notas fiscais para que a contabilidade informe todas as entradas e saídas de dinheiro para organização interna e também para informar o governo por meio do Imposto de Renda.

Ou seja, como as empresas são o seu tipo principal de cliente, é um pré-requisito que você emita NF para não perder oportunidades.

Caso você ainda não emita NF a minha sugestão é que você abra CNPJ como MEI. Isso vai te permitir emitir notas fiscais.

MEI significa Micro Empreendedor Individual, e é uma categoria de empresa que paga uma carga menor de impostos, uma quantidade fixa que custa mais ou menos 50 reais por mês.

Por ser um tipo de empresa que paga menos impostos, o MEI só é permitido para empresas que faturam menos de 81 mil reais por ano, o que dá mais ou menos 6 mil reais por mês.

Já os palestrantes que faturam mais de 81 mil reais por ano com palestras, ou seja, mais de 6 mil reais por mês, é necessário que ele seja uma ME, que quer dizer uma Micro Empresa.

A partir do momento que você se tornar uma ME, é importante que você tenha uma contabilidade.

Imagina uma coisa, passou o corona, o mercado tá lindo, e você fechou 2021 com um faturamento de 100 mil reais com palestras. Foram 10 palestras de 10 mil reais que você fez no ano, ou seja, 10 notas de 10 mil reais cada uma.

Se isso acontecer, você terá batido o faturamento de 81 mil reais do MEI, o problema é se você tiver esquecido de informar isso ao governo.

Essa falta de informação pode te gerar uma multa pesada sobre os 19 mil reais que você passou do MEI.

E para piorar ainda o problema, o governo não te notifica sobre a multa imediatamente. Certo dia você vai estar trabalhando, achando que está tudo em ordem, e do nada vai chegar uma multa alta para você, e se você não estiver preparado financeiramente para pagar a multa?

Isso pode quebrar o seu negócio, por isso a minha sugestão é forte para que você tenha uma contabilidade.

A contabilidade pode te ajudar até a evitar o pagamento de impostos desnecessariamente.

Como?

Essa dica vai para aqueles palestrantes que já são ME.

Toda vez que você retira dinheiro da conta da sua empresa para a sua conta pessoal, ele pode ser registrado de 2 formas no seu imposto de renda pessoal:

- Como retirada de lucro, e nesse caso os impostos é x;

- Ou como pró-labore, e nesse caso o imposto será 2x;

A questão é que quando você não tem uma contabilidade, você não pode registrar como retirada de lucro no seu imposto de renda mais de 35% do faturamento anual da sua empresa, mas se você tiver uma contabilidade, eles fazem um paranauê junto ao governo que te permite registrar quase 100% como retirada de lucro.

Fala aí!

Te fiz economizar dinheiro agora ou não fiz?!

Se você não sabia disso, me avisa lá no Instagram o que você achou dessa dica. Meu Insta é @ficadicapalestrnate.

Ahh e se você precisar de uma contabilidade, eu vou deixar o contato da empresa que atende a Motiveação Palestras logo abaixo:

Everton - Abertura Web

11 94554-5317 - everton@aberturaweb.com.br

O bom é que, como eles já trabalham comigo a bastante tempo, eles já entendem o mercado de palestras e isso pode te economizar algumas dores de cabeça.

Pode falar que foi indicação do Lucas, da Motiveação Palestras, que eles te passam um preço diferenciado para quem for MEI.

 

Palestrante profissional emite nota fiscal!

#ficadicapalestrante

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos