Sem organização do conhecimento, sem evolução
Qual é a principal diferença entre uma biblioteca e uma fábrica?
Tenho me ocupado muito dessa pergunta, que mais parece charada de revistinha de aposentado, convenhamos.
Digo isso para justificar a minha falta em escrever por aqui, parece que meu último texto foi em 2019, mas não sei ao certo, o que sei é que mudou bastante o editor de texto que nem me familiarizei ainda.
No decorrer deste tempo, andei pensando que talvez tudo já esteja por aí, já tenha sido escrito. Ou talvez fosse contenção de esforços, medo da tela em branco ou mera preguiça mesmo.
Em dezembro de 2019, fui em uma exposição no SESC COPACABANA que se chamava “Bibliotecas à noite” e desde então, entra ano, sai ano... entra guverno, sai guverno, eu me pego pensando sobre a revolução das bibliotecas.
Vocês já repararam que existe um curso universitário chamado BIBLIOTECONOMIA? Andei espiando a grade curricular, que raios se aprende por lá? Alguém conhece alguém que já estudou tudo aquilo? Miiiim apresente...
Mas voltando à pergunta inicial: biblioteca e fábrica.
Antes, aqui vai o meu compromisso público, vou escrever semanalmente sobre isso em 2023. Estou em 4 de janeiro, serão 50 textos sobre isso, Deus me ajude!
(Não digo que será só sobre isso, porque eu me conheço e sei que vou acabar me empolgando e compartilhando outras groselhas, no entanto o tema vai me perseguir por razões essenciais que ei-de-compartilhar asap).
Em resposta, eu já vou acabar com a charada no meu texto de estreia. Sim, eu sei que isso pode ser pouco estratégico para manter leitores até a próxima semana, mas eu assumo o risco.
A principal diferença entre biblioteca e fábrica é a ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO e DO FLUXO DE CONHECIMENTO para se gerar valor.
Nos últimos anos, estou obcecada por isso.
Recomendados pelo LinkedIn
Porque eu tenho visto cada vez mais pessoas incríveis, espertas e competentes não sabendo o que falar em reuniões decisivas de trabalho, simplesmente porque não tinham o conhecimento organizado mentalmente.
Porque eu tenho visto cada vez mais pessoas incríveis, espertas e competentes não encontrando arquivos importantes na pasta de trabalho, simplesmente porque não tinham o conhecimento organizado digitalmente.
E por aí vai... se reconheceu em alguma dessas situações?
Em sua defesa, eu digo que se trata de um desafio do século XXI, é o que Daniel Goleman diz: "Muita informação impede a atenção". (eu precisava de um argumento de autoridade aqui para não perder tantos leitores, voilá, mas vou evoluir nos outros 49 textos essa ideia, segura aí).
É meus amigos, não fomos ensinados a organizar conhecimento.
Temos que aprender biblioteconomia? Talvez, talvez...
Não sabemos priorizar. Erro de base, erro de fundação...
Nos próximos textos eu vou compartilhar o que tenho aprendido sobre HOW TO... organizar informação e conhecimento.
Eu ratifico, meu compromisso é semanal de compartilhar sobre o tema por aqui.
Caso você queira receber por whatsapp os próximos textos para não correr o risco de se perder no reino da internê, manda um EU QUERO lá no wapp do @escritup (11) 99813-2262 que eu já coloco na lista de transmissão para você receber os próximos (sem spam, porque eu odeio spam mais que você!).
ps: Agora que vi, existe newsletter aqui no LKD! Vou me apropriar dos conhecimentos técnicos para tanto e posiciono vocês na próxima semana. Até lá, use os próximos 5 minutos cronometrados para deletar uns arquivos repetidos aí no seu pc. Faça isso pelos próximos 7 dias. Sua vida vai fluir melhor! Até semana que vem!