Semana de 4 dias. Diminuir o número de dias trabalhados prejudica a produtividade?
Quanto tempo você precisa?
Horário flexível é uma palavra que está na moda e tornou-se um benefício dentro das organizações. E assim como home office e trabalho híbrido levanta muitas discussões. A pandemia trouxe mudanças e nos fez rever valores e padrões. Entre eles o que fazemos com o nosso tempo.
A semana de 4 dias tem sido anunciada como uma das soluções para o burnout e o estresse. Equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho e aumento do bem-estar, com o aumento da produtividade dos funcionários. Todos ganham, o colaborador e a empresa. Afinal, sem equilíbrio nada funciona.
Mas ainda existe um mito que "apagar um dia de trabalho do calendário diminui a produtividade". Para enfrentar um cronograma mais rigoroso as pessoas precisam se adaptar às novas práticas e ao aumento das horas de trabalho, para compensar a semana menor.
Você já parou para pensar, caso você pudesse fazer o seu horário de trabalho, do seu jeito, como seria?
Vou te contar a história da Marina, ela que já fazia alguns trabalhos em home office, mas depois que o filho nasceu, e com a pandemia ela passou a ficar full time em casa. Acertou a agenda com o marido, e passou a trabalhar de manhã em casa. Ela se organiza para não deixar de fazer yoga, acompanhar o filho, e ainda cuidar da casa, até uma horta ela plantou. Quando não consegue cumprir a meta pela manhã, ela simplesmente segue a vida normal à tarde, mas aí a noite quando a casa está tranquila ela senta pra trabalhar. E olha, rende muito. A Marina tem disciplina e encontrou a fórmula para manter a sua vida pessoal, sem perder a rentabilidade no trabalho.
Recomendados pelo LinkedIn
Já a Patrícia sempre trabalhou de forma presencial. Com a Pandemia precisou fazer home office, e nunca se adaptou. Vivia com o trabalho atrasado, se dispersava fácil, não conseguia se organizar. Quando voltou ao presencial, a primeira coisa que ela me disse foi que precisava de mais tempo, e que não conseguia se organizar sem o padrão que estava acostumada.
Por que estou contando esses dois exemplos?
Porque elas são parecidas, exercem exatamente as mesmas funções, e você pode até achar que uma é mais rápida que a outra, ou que uma é mais focada que a outra, pode ser… mas uma coisa é certa, cada uma tem o seu tempo, e sabe como fazer o trabalho render da forma que ela está acostumada a fazer.
Semana de quatro dias com certeza tem benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores, são eles: maior atratividade, redução do absenteísmo, incentiva o aprendizado contínuo, qualidade de vida, bem-estar e saúde mental.
Sem regras rígidas sobre produtividade, de semana de quatro ou cinco dias, mas dentro daquilo que cada um se identifica e, claro, depende da cultura empresa e da atividade.
Para as empresas dar flexibilidade para as pessoas escolherem as suas rotinas de trabalho tornou-se uma moeda de troca.
Quer saber mais sobre Desenvolvimento Humano? Siga-nos no instagram @shana.eleve