Semana do Meio Ambiente - Que filhos deixamos para o mundo?

Semana do Meio Ambiente - Que filhos deixamos para o mundo?

A Semana do Meio Ambiente serve de conscientização para a problemática que atinge o mundo há muitos anos. Extração de recursos de forma irresponsável, poluição e uma falta de consciência ambiental contribuem dia a dia para o aquecimento global e destruição da flora e da fauna.

Estar consciente do nosso papel no mundo impacta em nos importar com a nossa conscientização e a educação das nossas crianças, será a partir delas que poderemos amenizar os impactos exploratórios de anos e anos.

Que o Dia Mundial do Meio Ambiente seja sempre um marco para discussões e ações concretas pela preservação ambiental e pelo respeito a natureza. Que o empenho em preservar os nossos recursos se estenda a forma como educamos as crianças de hoje.

Sempre que penso em que mundo deixaremos, reflito sobre que seres humanos deixaremos nesse mundo, afinal, vivenciamos o reflexo de tudo que foi feito por nós mesmos. Acredito que está mais do que na hora de mudarmos a nossa perspectiva e os debates para ações concretas, tanto na educação de cidadãos pensantes e conscientes como na prática diária de cuidados com o que consumimos. É importante se questionar de onde vem, como é produzido e quanto custa a natureza a produção de um determinado produto.

Mude hábitos, reforce os bons comportamentos. Segue cinco dicas aplicáveis para serem incorporadas no seu dia a dia (o texto integral você confere no link ao final desse post.)

  1. Economize energia - aquela luzinha do quarto que ficou acesa à toa, apague. Use lâmpadas eficientes, as de led são uma boa aquisição.
  2. Economize papel - com tanta tecnologia, precisamos imprimir tudo? Pense no que realmente importa.
  3. Tenha um dia vegetariano - Você não precisa parar de comer carne, mas experimente não consumir por um dia. São necessários 9,5 mil litros de água para produzir cada meio quilo de carne, e cada hambúrguer que vem de animais que pastam em áreas desmatadas causou a destruição de cinco metros quadrados de floresta.
  4. Desligue a torneira - Se desligar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo, é possível economizar 18 litros de água por dia.
  5. Reduza o consumo de plástico - Use sacolas retornáveis. Você já deve ter ouvido falar da ilha de plástico no Pacífico. Ela é formada por 4 milhões de toneladas de plástico e tem quase duas vezes o tamanho do estado de São Paulo. Reduzir o consumo de plástico no dia a dia é fundamental para reverter este cenário. 

Saiba mais: portais.univasf.edu.br/sustentabilidade/noticias-sustentaveis/conheca-5-atitudes-simples-para-preservar-o-meio-ambiente

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos