Sensibility: a sustentável leveza de ser e ter
por Joia Bergamo
A sensibilidade (sensibility) na decoração refere-se à habilidade de escolher elementos que evocam emoções e harmonia no ambiente, considerando cores, texturas e disposição dos objetos de forma equilibrada e esteticamente agradável. Trata-se de um padrão de entendimento dos sonhos e desejos dos clientes além do que é dito: é a conexão com o “não dito”.
O “sensibility” é uma abordagem que valoriza a conexão emocional e a expressão pessoal no design de interiores ou no projeto arquitetônico. Envolve a atenção aos detalhes e a consideração das sensações que um espaço evoca.
Entender as preferências e o que proporciona conforto e bem-estar; escolher cores e texturas que criem uma atmosfera desejada (cores suaves e texturas aconchegantes, por exemplo, podem promover a sensação de conforto); e buscar equilíbrio na disposição dos móveis e objetos (ou smbientes) evitando excessos (harmonizar diferentes elementos para criar uma atmosfera coesa);
Conexão com a Natureza
Integrar elementos naturais, como plantas, jardins ou materiais orgânicos, para trazer uma sensação de tranquilidade e frescor, e abusar da iluminação que permita ajustes para diferentes ocasiões, criando ambientes acolhedores e funcionais é fundamental para dar originalidade aos ambientes em diferentes ocasiões.
Outra vantagem do “sensibility” está na escolha de objetos que tenham significado pessoal, contando histórias ou lembrando momentos especiais.
Lembrando que a sensibilidade na decoração é uma abordagem subjetiva, e o mais importante é criar ambientes que ressoem com as emoções e estilo de vida.
Feliz 2024!