Sentimento de realização.
Há algum tempo dedico meus estudos, trabalho, voluntariado e horas de terapia (rsrs) à um projeto futuro (re-signifiquei esta expressão recentemente, em Portugal, e ansiava por usa-la).
Explicando: um projeto futuro em mediação nada mais é que trazer à prática alternativas e opções geradas em mediação, a fim de visualizar cenários há uma nova realidade, recém desenhada. Buscamos com tal encenação perceber se há adequação dos envolvidos, ou em linguagem de mediação transformativa, se faz sentido aos envolvidos tais soluções.
Pois, que em uma longa e complexa "mediação" de mim, comigo mesma, que confesso ser rotineira a cada reinicio de ciclo, dediquei alguns minutos de atenção e reflexão ao percurso, ao projeto futuro e aos sentimentos.
Resultado: As renumerações aos mediadores brasileiros previstas pela Lei de Mediação 13.140/2015 e no estado de São Paulo regulamentada pela Resolução 809/2019, hoje vem sendo aplicada como regra pelos MM magistrados. Sim, ainda longe do fim. Ainda, há muito a ser conscientizado sobre o trabalho dos conciliadores e mediadores de conflitos no âmbito judicial.
Porém, hoje tenho em mim o sentimento de realização, reconhecimento e completude. Com a esperança na humanidade renovada sigo fazendo o que faz sentido para mim. Reafirmando meus pilares: não interferência, decisão informada e promoção de auxílio ao próximo.