SEPSE e a COVID-19
A definição atual de sepse fala sobre a presença de disfunção orgânica que ameaça à vida, secundária à resposta exacerbada do organismo diante de uma infecção. A COVID-19 é uma doença infecciosa que nos casos graves pode acometer vários órgãos: coração, o rim e o fígado, mas principalmente os pulmões.
Segundo o ILAS (Instituto Latino Americano de Sepse) sinais de lesões de múltiplos órgãos, que são típicas na sepse, ocorrem em aproximadamente 2-5% dos pacientes com COVID-19.
Dados do ILAS trazem relatos de estudos com estimativa de que a sepse atinge de 15 a 17 milhões de pessoas por ano no mundo, sendo 600 mil só no Brasil.
Dados do covid.saude apontam que no Brasil, até 10/09/2020, a COVID-19 soma 4.197.889 casos confirmados , 128.539 óbitos confirmados e 3.453.336 casos recuperados! (https://covid.saude.gov.br/)
Quando citamos a COVID-19 estamos falando de uma doença nova, uma nova infecção que, até o momento, não há vacina disponível ou tratamento consensual. É preciso atenção, diagnóstico rápido e preciso para redução de danos e prevenção da disseminação do vírus.
Comparando com a Sepse nos deparamos com uma infecção que, também, precisa de identificação e intervenção imediata para recuperação do doente, mas já se sabe o manejo necessário e as medidas ideais para cada foco.
Na SEPSE Tempo é Vida! Na COVID também!
Todos NÓS estamos susceptíveis a ESSAS infecções, todos. ELAS não são adquiridas somente no hospital podem estar presentes na comunidade.
Todo sintoma precisa ser valorizado e observado com atenção. As doenças dão sinais de que estão presentes.
OBSERVE:
COVID 19
> SINAIS ESPECÍFICOS: febre, tosse e falta de ar.
> SINAIS INESPECÍFICOS: cefaléia; calafrios; dor de garganta; diarreia; anosmia (incapacidade de sentir odores) ou hiposmia (diminuição do olfato); ageusia (perda do sentido do paladar); mialgia (dores musculares, dores no corpo) e cansaço ou fadiga.
SEPSE
> Aceleração (AUMENTO) da frequência respiratória; falta de ar; aceleração dos batimentos cardíacos; temperatura a partir de 37,8 °C (febre); temperatura abaixo de 35 °C (hipotermia); fraqueza extrema; vômitos; diminuição da quantidade de urina.
FIQUE ATENTO!
Enfermeira | Projetos | Prontuário Eletrônico | Operação Assistida | Treinamentos
4 aPerfeito!
Liderança Orientada por Valores | Branding & Cultura Organizacional
4 aBacana essa reflexão, Priscilla Sant Anna . A Covid-19 veio como um alerta para que tenhamos mais cuidado com a nossa saúde como um todo. Vejo que a Sepse ainda é uma ilustre desconhecida da maioria das pessoas... precisamos falar sobre!