Sequestraram o domínio da sua empresa?
Eu quero o domínio com o nome da minha empresa!
Domínios são os endereços eletrônicos por meio dos quais acessamos todo e qualquer site na internet. Os domínios, quando a internet foi concebida, era uma sequência de números semelhante à sequência que usamos para configurar a senha do nosso WIFI. Era alguma coisa parecida com 192.168.0.1.
Com o objetivo de facilitar a vida do usuário, as organizações gestoras da internet na época decidiram traduzir esses números em nomes que representam os nomes de marcas, empresas, organizações, pessoas, etc. Hoje, ao invés de digitarmos uma sequência de números, digitamos por exemplo www.socialmediareboot.com.br na linha de navegação.
No entanto, para esse endereçamento funcionar não pode em hipótese alguma existir 2 endereços idênticos. Vale lembrar ainda que quando queremos um domínio, devemos recorrer às entidades gestoras da internet em cada país ou instituições que as representam.
No Brasil, o Registro.br é o guardião dos domínios e qualquer pessoa, empresa ou organização pode ter um endereço na internet com seu nome desde que disponível.
Com o aumento do número de usuários e a popularização da internet, muitos domínios foram comprados. Uns para utilização e outros para comercialização.
Hoje, a grande maioria dos domínios com 3, 4 e 5 letras, .com.br estão tomados. Utilizados ou não eles pertecem à pessoas que, caso não os estejam usando, esperam por uma proposta de compra.
O custo anual de se manter um domínio é R$ 30,00, um valor pífio para pessoas que fazem isso esperando o retorno de milhares de reais em pouco tempo.
O que notamos é que, alguns empresários, impedidos por essa prática que muitas vezes bloqueia no nome de suas empresas, acabam registrando nomes longos e difíceis de serem lembrados. Ao mesmo tempo, detentores de domínios que não são utilizados se aproveitam disso e cobram valores exorbitantes por eles.
Pouca gente sabe, mas existe um tribunal arbitral para esses assuntos. Se uma empresa quer comprar o domínio com o seu exato nome e este domínio nunca foi utilizado mas pertence a outrem, esta empresa pode pleitea-lo junto à esses tribunais. Existe um custo, mas com certeza é bem menor do que pedem algumas pessoas por certos domínios.
Há ainda a possibilidade de recorrer à Justiça Comum, mas os tribunais arbitrais resolvem o assunto em pouquíssimo tempo.
Para saber mais sobre como requerer um site que é o nome da sua empresa acesse: http://registro.br/dominio/saci-adm.html
Marketing and Management Consulting
9 aMuito bem Daniel, realmente existe muita desinformação nesta questão. Uma das confusões causadas neste "meio" é o fato de alguns provedores de internet de meterem a registrar domínios em nome de usuários finais....Embora visando facilitar o registro, penso que confunde o cliente final desatento... Abs.