Sequestro emocional à vista!

Sequestro emocional à vista!

Você já passou por algum momento, em sua vida, em que se sentiu emocionalmente sequestrado? Aquele momento em que suas emoções governam e você só se dá conta do resultado depois de algum tempo? O que fazer? Como entender esse movimento? 

Os sequestros emocionais são reações exageradas a determinados fatos, pessoas ou acontecimentos. Esses momentos acontecem quando a razão é substituída pela emoção. A sensação é a de que sua consciência foi subitamente sequestrada por alguma sensação ou sentimento, deixando um espaço vazio em sua memória. Um lapso incompreensível.  

A amígdala, estrutura cerebral responsável por disparar as reações emocionais humanas, aciona funções de defesa relacionadas à autopreservação e identificação de riscos. Ela é acionada em momentos em que o indivíduo está se sentindo desrespeitado, injustiçado, desvalorizado, desconsiderado, ou, que esteja envolvido em cumprir metas irreais.  

Nesse cenário, o mais importante é perceber ou identificar, quais são os gatilhos que disparam essas reações. Certamente,  o movimento de avançar e ceder devem ser considerados. Em determinados momentos, avançar no campo emocional, na medida em que tiver forças para suportar as reações emocionais. Ceder a todo momento em que perceber que a pressão é maior do que a resistência, dando a oportunidade ao descontrole.    

Encontrar uma válvula de escape para aliviar a pressão é o caminho para evitar a armadilha do sequestro emocional. Fortalecer a inteligência socioemocional, vivenciar uma experiência de autoaprendizagem, parar processos de autossabotagem, e desenvolver todos os aspectos e grandezas humanas, é a única forma de se tornar uma pessoa melhor e mais digna do futuro que lhe aguarda. 

O importante é ter plena presença e consciência de suas oportunidades, fortalezas, recursos e propósito. Também é necessário ter consciência de suas falhas, defasagens, desafios e crenças limitantes. Somente a consciência plena desses aspectos pode lhe levar a um outro nível de humanidade e gestão emocional. Isso é uma grandeza, que deve ser valorizada e praticada eternamente.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Angélica Domingues

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos