Será que a IA irá tomar nossos empregos?
Na história mundial, várias revoluções têm impactado positivamente o mercado de trabalho, potencializando a produtividade e a tecnologia. Dentre as muitas já ocorridas, eu posso citar algumas:
Essas revoluções têm em comum o fato de terem impactado positivamente o mercado de trabalho, potencializado a produtividade e levado a avanços tecnológicos inimagináveis. Elas nos mostram que, ao abraçarmos a mudança e explorar o potencial das novas tecnologias, somos capazes de desafiar limites e superar barreiras.
Ao aplicarmos essa análise à profissão de economista, identificamos riscos e oportunidades significativos. Para entender melhor isso, devemos considerar as responsabilidades e atividades típicas de um economista:
1. Análise, interpretação de dados e construção de tendências de mercado
2. Elaboração de modelos e previsões econômicas
3. Avaliação de projetos e políticas públicas
Recomendados pelo LinkedIn
4. Análise e gestão de investimentos
5. Participação em debates e discussões
Muitas vezes, os economistas acabam realizando trabalhos operacionais que consomem um grande volume de horas, resultando em relatórios extensos que têm o potencial de criar uma mudança significativa no tópico abordado. No entanto, ao retirar dos economistas a necessidade de realizar esse trabalho operacional extenuante, é possível direcionar os profissionais para estudos mais completos, assertivos e concluídos em menos tempo, permitindo que haja um maior foco na qualidade e agregando valor a um maior número de clientes.
Não apenas os economistas, mas também outros profissionais da área de serviços, reconhecem a importância de se manterem atualizados e familiarizados com novas ferramentas para se manterem competitivos no mercado. A inteligência artificial, inclusive, é capaz de indicar caminhos para aquisição de conhecimento que podem ajudar esses profissionais a se manterem sempre atualizados.
No entanto, é importante lembrar que as IAs são imbatíveis em termos de habilidades técnicas, mas têm deficiência em soft skills, como o relacionamento interpessoal, liderança, gestão de expectativas, comprometimento e visão estratégica. Essas habilidades pessoais continuarão sendo grandes diferenciais competitivos.
Há muita água ainda para passar por debaixo da ponte, mas já é possível perceber que podemos oferecer ainda mais valor e gerar um impacto significativo para nossos clientes, o governo e as instituições por meio da nossa profissão. O segredo está em mantermo-nos constantemente atualizados e, na medida do possível, incorporar as ferramentas de inteligência artificial em nosso cotidiano, sem comprometer a nossa qualidade de vida ou tomar decisões impulsivas.
AIA: a parceria perfeita na escrita deste texto em apenas 1h12 min. Enquanto me dediquei à construção do roteiro, exemplos e conteúdo chave, a IA me proporcionou apoio na gramática e na síntese das ideias.
Executivo Financeiro | Planejamento Estratégico | Controladoria | Investimentos | FP&A | CEA & CGA | Mercado de Seguros | Cooperativismo Financeiro
1 aExcelente artigo!! Parabéns Tonin!! 👏🏻