Será que nosso trabalho pode nos adoecer?

Sabemos que o trabalho no mundo atual encontra-se cada vez mais precarizado e flexível e, assim, os trabalhadores passam a vivenciá-lo de forma mais instável, insegura e transitória. Para atender as exigências do mercado e das tecnologias, ocorrem mudanças constantes, que, a nós, cabe acompanhar e se adequar, sendo o mais competitivos, individualistas, multifuncionais e versáteis possível. 

Nossos colegas tornam-se nossos próprios chefes, ou até mesmo nossos adversários em meio a tantas metas e necessidade de produção. Competimos e tentamos superar uns aos outros, e ao fazer isso, esquecemos até mesmo de nossos valores, nossas crenças e de nosso caráter. 

Frente a isso, quais as consequências desse contexto para nossa saúde mental?

Estudos apontam que o adoecimento mental relacionado ao trabalho cresce significativamente, como a Síndrome de Burnout, Depressão, abuso de álcool e drogas, psicossomatização, workstress, culminando até mesmo em casos de suicídio. No Brasil, por exemplo, os dados do 1º Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade mostram que os transtornos mentais figuram como terceira causa de afastamentos entre os trabalhadores segurados. 

Porém, será que adoecer por conta do trabalho é normal? 

Defendo que o trabalho não deva estimular nem ocasionar o adoecimento mental, mas sim auxiliar no desenvolvimento das potencialidades humanas. Por isso, cuide de você e de sua saúde. Vamos pensar juntos em formas de enfrentar essa realidade, para que ela não nos adoeça como vem adoecendo tantas outras pessoas. Ao pensar sobre isso, podemos até mesmo ajudar na construção de uma sociedade mais justa e solidária. 

E então, o que acham?

- Mariana Pereira da Silva

CRP 06/130841

Fonte: 1º Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade, 2017. Secretaria de Previdência/Ministério da Fazenda. Disponível em: http://www.previdencia.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/1%C2%BA-boletim-quadrimestral.pdf

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos