Será que ouvi direito?
A comunicação muitas vezes se resume a responder, ensaiar, avaliar e julgar.
É o suficiente? Entendemos o que está sendo dito ou estamos apenas raspando a superfície?
Um professor de música certa vez disse: "Para realmente entender o jazz, precisa-se ouvir até suar". Essa afirmação, embora diretamente relacionada à música, pode ser aplicada à comunicação.
Entender verdadeiramente algo requer mais do que apenas ouvir as palavras ditas. Requer espaço mental para absorver, refletir e compreender além da superfície. Precisamos parar e prestar atenção aos sinais não verbais, às entrelinhas e ao contexto em que as palavras são pronunciadas.
Mais do que isso, entender verdadeiramente algo exige que percebamos o outro além das palavras. É preciso captar as nuances da emoção, a intenção por trás das palavras e o estado de espírito de quem está se comunicando conosco.
Assim como no jazz, onde a verdadeira magia acontece nos momentos de improvisação e interação entre os músicos, a verdadeira compreensão na comunicação humana surge quando nos permitimos mergulhar profundamente na experiência de interagir com o outro.
Vamos ouvir até suar, dedicando tempo e espaço mental para entender e nos conectar com quem está comunicando. Prestemos atenção não apenas às palavras, mas também ao silêncio entre elas. E, acima de tudo, percebamos o outro além das palavras, honrando a complexidade e a riqueza da experiência humana.
SALVE!