Será que só depende de você mesmo?

Creio que seja natural do ser humano admirar histórias de superação, o cinema, os livros e por vezes o cotidiano nos mostra que isso é possível. É a “legalmente loira” que se supera nos estudos e consegue entrar em Harvard, ou a Emily que consegue trabalho na Runway e deixa todos (inclusive Miranda Priestly) de queixo caído com a sua capacidade, é o Mark Zuckeberg que torna-se milionário, é o Steve Jobs que mostra o quanto foi insistente até alcançar o sucesso profissional, enfim, poderia citar inúmeros exemplos de histórias de superação.

Acho que tudo isso serve para nos inspirar, principalmente nos momentos de adversidade, afinal se o Silvio Santos deixou de ser camelô e se tornou dono de uma grande emissora de televisão e construiu um Império eu também posso certo? Não é isso que o capitalismo diz? Todos podem alcançar o “american dream” só depende de VOCÊ e do seu esforço.

Toda essa onda de histórias de superação está mascarada em frases motivacionais e charges. As pessoas tendem a achar que o fato de você estar desempregado é uma grande oportunidade para você dar a volta por cima e se tornar o mais novo empresário do pedaço, mas daí eu te pergunto: todas as pessoas conseguem fazer isso? Ok, até acredito que exista uma parcela que conseguem de fato entrar numa empresa melhor ou em um cargo mais promissor, ou monte um negócio que deslanche, mas essas pessoas são a maioria?

A resposta é não! E quem simplesmente não consegue dar a volta por cima ou sequer superar o luto do desemprego está errado ou é um perdedor? A resposta também é não, antes de tudo somos pessoas certo? Cada uma tem uma vivência, tem uma personalidade e um jeito de lidar com os momentos de adversidade e NENHUMA delas está errada.

Vamos parar de achar que todos têm que ter uma grande história de superação, porque nem sempre é possível. Essas frases motivacionais e charges não motivam as pessoas, muito pelo contrário, o efeito é rebote. Quem vê seguidas frases e charges de “Você é capaz, SÓ depende de VOCÊ” se sente desmotivado, com baixa estima e pensando o quão incapaz ele é, afinal todos se superam menos ele.

Se você está desempregado saiba que não é o único, aliás no Brasil temos alguns milhões que dividem essa dor com você, continue se esforçando, fazendo network, mandando seus currículos, se achar que é o momento de montar o seu negócio, faça-o com cautela, mas NUNCA se sinta na obrigação de dar a volta por cima e montar o Império Kardashian do Brasil.

Permita-se errar, fracassar, chorar, reclamar, investir ou qualquer outra coisa que queira, mas faça isso por você! Faça porque você acredita, porque você quer. Estar desempregado por si só já é muito estressante e desanimador, não deixe que o mundo coloque nas suas costas a obrigação de se tornar a próxima Oprah Winfrey. Se isso acontecer que bom para ti, mas se não acontecer tudo bem também!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Diego Katsurayama

  • Mudança de área? Seu indeciso!

    Mudança de área? Seu indeciso!

    Começo perguntando para você recrutador, qual a sua real opinião quando você se depara com um candidato que trabalhava,…

    4 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos