SERÁ QUE SUA EMPRESA ESTÁ CONTRATANDO OS MELHORES FUNCIONÁRIOS?
Semana passada eu passei por uma situação com um daqueles sites de emprego, na verdade algo que já havia acontecido, tanto que eu já havia comentado a respeito com um amigo que trabalha com RH, então eu resolvi escrever a respeito. O que aconteceu foi que eu vi uma vaga interessante num destes sites e resolvi me candidatar. Como a área não só era de meu interesse, como também eu já havia trabalhado no setor, de modo que tenho experiência resolvi entrar em contato diretamente com a empresa em questão e ver a possibilidade de enviar meu currículo diretamente.
A resposta que recebi, entretanto, foi:
‘Agradecemos contato e interesse... Conforme solicitado, informo que caso tenha interesse, em juntar-se ao time... é necessário acessar o site... no link "relacionamento" clicar em "Trabalhe conosco" e enviar o curriculum.’
O problema é que o link em questão me mandava novamente para o site de emprego de onde eu havia saído. Aqueles que você pode se cadastrar de graça ou pagando algum plano, sendo que de acordo com o valor pago seu currículo aparece antes para a vaga para qual você se candidatou.
Eu me recordo que, na conversa com meu amigo sobre por que as empresas usam este tipo de site, se ele envia os currículos de acordo com o pagamento do candidato, ao invés da qualificação do mesmo para a vaga e a resposta foi “porque é de graça”. Agora, se o raciocínio lógico de qualquer empresário, frase dita e repetida por inúmeros gurus de gestão empresarial é “O FUNCIONÁRIO É O MAIOR BEM DA EMPRESA”, escolher um profissional de acordo com a conveniência do site de empregos ao invés de verificar se o mesmo é o melhor para a vaga, só porque o processo em questão não tem custo não é uma contradição?
Ou como eu questionei título do artigo: SERÁ QUE SUA EMPRESA ESTÁ CONTRATANDO OS MELHORES FUNCIONÁRIOS? Porque apesar de parecer pouca coisa, o custo/benefício, em especial num período de crise como o que o país está passando atualmente, pode ser enorme.
Diretor da Sede Regional na Sukyo Mahikari
7 aConforme a cultura geral de uma nação aumenta, ocorre a compreensão de que “O FUNCIONÁRIO É O MAIOR BEM DA EMPRESA”. Até lá, na minha opinião, o que verifiquei, foi o raciocínio escravocrata de que o funcionário é um custo e uma "Máquina de Produção" que deve ser bem explorada ao menor custo possível, para o lucro e conforto da "Casa Grande". Então. para que pagar para obter bons funcionários? Parabéns pelo artigo!