‘Ser criança no Brasil é perigoso, infelizmente’
A casa, lugar que deveria garantir maior segurança às crianças, não é seguro. Pelo contrário, é ali, junto aos cuidadores e familiares, que os pequenos mais sofrem com diversos tipos de violência, como mostra estudo da ChildFund Brasil. “Ser criança no Brasil é perigoso, infelizmente. Mais ainda para a criança negra, a criança pobre e as meninas”, disse o diretor de país da organização, Maurício Cunha, em um dos destaques desta edição. As escolas, que funcionam como importante espaço de denúncia das violências, também enfrentam sérios desafios. O ataque desta semana, ocorrido em uma unidade de ensino público de São Paulo, chamou a atenção para a necessidade de cuidarmos da saúde mental de crianças e adolescentes, e ficarmos atentos aos conteúdos disseminados no mundo digital, como mostramos em outra reportagem desta semana.
As 5 +: nossa seleção para você
Mais de 90% das agressões contra crianças no Brasil ocorrem dentro de casa | A maioria dos casos de violência e agressões contra crianças no Brasil – mais de 90% – ocorre no ambiente doméstico. E três em cada quatro crianças com idades entre dois e quatro anos sofrem violência regular por parte de seus cuidadores. Os dados chocantes são de pesquisa da organização ChildFund Brasil.
‘Dá para falar de educação financeira de forma leve e divertida’, diz Nath Finanças | A administradora que ficou popular nas redes sociais, por falar de finanças pessoais numa linguagem acessível, entrou para a Turma do Menino Maluquinho. No livro O plano perfeito, de Ziraldo, ela dá dicas para as crianças aprenderem a lidar com dinheiro desde cedo.
Violência nas escolas: discursos de ódio nas redes sociais estimulam ataques | Pesquisadora da Unicamp diz que conteúdos são facilmente encontrados na web e alimentam práticas de racismo, homofobia e misoginia. Nos últimos nove meses, houve pelo menos um ataque por mês, sendo que a média era de um evento desse tipo a cada dois anos, desde 2002, indica levantamento.
Alimentação na infância molda o cérebro e influencia gostos na vida adulta | Por que será que gostamos de certas comidas? O que se sabe é que as preferências alimentares têm a ver com experiências passadas, hábitos e questões culturais. Agora, um estudo analisou esse conceito a nível científico e mostrou que o que comemos no início da vida tem efeito sobre o cérebro e impacta nos nossos gostos quando mais velhos.
O ‘pai legal’ de fim de semana não educa os filhos – mas deveria | Ao decidir pelo divórcio, muitos pais sentem culpa por supostamente “abandonar o lar”. Para compensar, fazem de tudo para agradar aos filhos. Mas educar exige limites, disciplina e esforço, e deve ser um trabalho conjunto, da mãe e do pai, mesmo que não morem mais debaixo do mesmo teto, ressalta o administrador Fernando Dias.
Recomendados pelo LinkedIn
Curadoria Canguru
Dica da Priscila Boy: “O filme As palavras, de 2012, que revi esta semana no Prime Vídeo, trata de temas muito atuais: plágio, ética, vício em trabalho e egos inflados. São três histórias de três escritores e no fim fica meio em aberto – me parece que os três são, na verdade, uma pessoa só. Mas, isso não está claro, cada um que faça a sua interpretação! O primeiro escritor tem uma habilidade ímpar para a escrita, mas acaba sendo vítima de uma tragédia e perde a família. O segundo, com tanto desejo de ser famoso e ter os escritos publicados, é traído pelo ego: se apropria de obra alheia, faz sucesso, mas perde o caráter. O terceiro manipula pessoas com as palavras e a escrita, a ponto de se dedicar tanto a isso, que vive bem, tem dinheiro, mas perdeu a alma e o bem mais precioso da vida, sua família. O fim da história me fez refletir sobre autenticidade. Nunca tenha vergonha de ser quem você é. Não tente ser ou parecer ser outras pessoas. Se você é professor, ajude seus alunos a se aceitar e enxergar o que eles têm de bom. Você consegue enxergar suas qualidades?”
Dica da Ivana Moreira: “A editora Sextante fez uma edição atualizada de O Segredo de Luísa, de Fernando Dolabela. Tenho uma lista gigante de livros que me marcaram, mas este é especial, pois me fez compreender que eu só seria feliz empreendendo. Que nunca abandonaria o jornalismo, mas acima de tudo seria uma empreendedora. A obra, de 1999, tornou-se best seller, mas há algum tempo só podia ser encontrada em sebos porque estava com edição esgotada. Quando eu a li, em 2010, já era uma referência nas escolas de negócio. Mas esse não é um livro de negócios. É um livro sobre construir sonhos e a própria história. Um dos maiores orgulhos da minha vida é ter me tornado amiga do autor. Amiga nada… eu sou é presidente (autoproclamada) do fã clube dele. Parabéns, Dolabela. A sua Luísa é inspiração para mim todos os dias. Que bom que ela está de volta às livrarias para inspirar mais um mundão de gente por aí.”
Canguru Recomenda
Bebê na chuva pega gripe?
Viralizou nas redes sociais um vídeo de um bebê tomando banho de chuva com os pais. Nas imagens, o casal diz que o que gripa é vírus e recomenda que todos aproveitem o momento com os filhos e assim criem boas memórias. Afinal, tomar chuva causa resfriado? Veja o que diz reportagem do Uol.
Como prevenir ataques em escolas?
Episódio desta semana em escola de São Paulo reativou o debate sobre medidas necessárias para conter ocorrências dessa natureza. Psicólogos, PMS, canais de denúncia, botão de pânico… O problema não pode ser só da polícia, apontam especialistas em reportagem do jornal Estadão.
Estátua nua de Michelangelo gera polêmica em escola
A diretora de uma escola, nos Estados Unidos, foi forçada a pedir demissão depois de usar imagem da estátua de David, de Michelangelo, numa aula de artes com crianças. Alguns pais reclamaram que deveriam ter sido avisados sobre a nudez da imagem, que chegou a ser classificada como "pornográfica". Para a diretora do museu onde está a obra, na Itália, isso revela não apenas uma má compreensão da Bíblia, mas da própria cultura ocidental, conta matéria da BBC News em Roma.