Ser elegante!
O que será a cortesia? Será dar prioridade as senhoras? Será tratar as mulheres com delicadeza, será respeitar o pensamento dos mais jovens, será manter-se em silêncio quando o ouro fala, será esperar quando o outro tem pressa, será no fundo tudo aquilo que nos eleva, de um mundo de simples mortais, para o mundo da divindade e da elegância, onde os deuses se tratam como verdadeiros senhores numa festa de gala. Porque as pessoas verdadeiramente corteses são como deuses e portam-se como tais.
Elas não discutem, dizemos algo ofensivo e elas nem respondem a provocações, pessoas contrárias à nossa maneira bruta de agir.
A cortesia é acima de tudo, uma atitude comportamental, cuja raiz, deve desde tenra idade, ser implantada pelo ensino, as nossas crianças, e jovens, porque aprendendo desde muito cedo, mais facilmente serão corteses, e com mais facilidade reconhecerão, o valor sublime das pessoas e das coisas. É um patamar de reconhecimento da dignidade humana, como sendo uma criatura elevada, não apenas na matéria e na mente, mas também no espírito.
A nossa cortesia na relação com as mulheres, deve ser sempre procurada e renovada.
Autor do texto: Dr pakisi, resumido e adaptado por Val trindade (a leitora).