Ser feliz ou ter razão?

Ser feliz ou ter razão?

Há muitos anos, eu estava numa reunião e ouvi de uma liderança a seguinte expressão "você quer ser feliz ou ter razão?".

Naquele momento, a frase foi dita a várias pessoas. Mas eu fiquei incomodado com ela. Lembro-me de ter pensado "quero os dois!".

O tempo passou e muito aprendizado foi adquirido junto com ele.

Hoje, eu consigo entender o que ela quis dizer.

Eventualmente podemos ter os dois, mas via de regra devemos ponderar sobre nossa escolha.

Quando recebemos uma crítica, devemos concentrar nossos esforços em provar que havia um motivo para agir daquele jeito, provar que a pessoa estava errada em sua interpretação, ou ouvir atentamente, refletir se alguns ajustes podem ser benéficos e evoluir?

E quando um cliente (ou potencial cliente) reclama de um produto/serviço nosso, devemos mostrar todas as qualidades e o quanto podemos ser superiores a concorrência, ou agradecer o feedback, verificar as expectativas e encontrar uma forma de atender a necessidade desse (potencial) cliente?

E quando surgem alternativas profissionais que não tínhamos planejado ou pensado, devemos manter nosso foco onde foi direcionado todo estudo e contruída a carreira, ou considerar que outras alternativas podem trazer resultados melhores?

Algumas respostas podem parecer obvias quando não vivenciamos essas experiências.

Mas quantas pessoas conhecemos que preferem achar que estão sempre certas?

Quantas pessoas conhecemos que perdem oportunidades de negócios por não saber ouvir os clientes ou a demanda do mercado?

Quantos relacionamentos passam por dificuldade porque uma ou mais pessoas fecham seus ouvidos a necessidade do outro e se concentram apenas em suas vontades e necessidades?

Quantas pessoas conhecemos que não são realizadas profissionalmente, ficam chateadas quando chega a segunda-feira, ficam radiantes ao final da sexta-feira, mas que não fazem nada diferente para serem mais felizes do que apenas dois dias e pouco por semana?

Ter razão pode ser muito bom, como pode ser uma âncora que prende a pessoa em determinado lugar.

Penso que ser feliz seja melhor. Mas se alguém pensar diferente disso, não faço questão nenhuma de estar com a razão...

Joyce Santos

IT Business Analyst | Project Management | Customer Experience

6 a

Ser feliz! :) a razão é CONSEQUÊNCIA!!!

Muito bom! É uma missão por toda a vida, o equilíbrio é a chave para vivermos em paz conosco!

Gosto da sua conclusão, DEVO ser FELIZ, e até posso ter razão!!!!

Gerson Júnior

IT Director no BTG Pactual | Piloto Mercedes AMG Cup Brasil

7 a

Belo texto Jéderson da Cruz Freitas! Parabéns! Essas "frases prontas" sempre me fazem pensar mais profundamente a respeito. A iniciativa de aprofundar nesta foi excelente. Abraço!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos