Ser líder começa pelo Servir
No livro lideres se servem por ultimo de Simon Sinek, me trouxe uma visão muito ampla do poder que existe em servir, sendo este um dos primeiros sinais que um bom líder pode demostrar aos seus liderados. Assim como nas sociedades primitivas Sinek destaca a importância do associativismo como um pilar fundamental da liderança. Nas tribos ancestrais, os líderes eram aqueles que demonstravam maior capacidade de contribuir para o bem-estar da comunidade. Essa liderança natural se baseava na confiança e no respeito mútuo, elementos essenciais para a sobrevivência do grupo.
Nesse aspecto gostaria de voltar aqui um pouco da palestra do Amar Watt onde faz uma leitura importante sobre o significado do ser humano, não sendo apenas humanistas no sentido ao qual vemos hoje em dia, mas no verdadeiro significado da palavra, de sermos mais focados em transformar ambientes, sendo essa a visão clássica do humanismo filosófico, quando o líder passa a entender a importância dessa visão, ele passa a movimentar o ambiente a sua volta, trazendo transformações que impactam no crescimento dos liderados e consequentemente impactando também nos resultados positivos para a empresa.
Um outro ponto que o autor menciona muito no livro é a criação de um ambiente organizacional em que as pessoas se sintam seguras e capazes de desenvolver métodos para se protegerem de perigos externos, sendo chamado esse ambiente pelo autor de circulo de segurança. O líder não sendo capaz de desenvolver esse ambiente seguro em sua equipe, ele coloca em risco vários pontos sua própria decadência e de sua empresa, pois ficam mais vulneráveis a riscos externos, pois a equipe não tem um sentimento de pertencimento e acha de forma individualista, tentando se proteger de riscos internos. Um ambiente seguro ajuda no desenvolvimento da cooperação e consequentemente em uma equipe mais engajada e focada em resultados.
Recomendados pelo LinkedIn
Vale ressaltar também a analogia que o autor faz sobre ser líder é como ser pai, ele compara a liderança à paternidade, ressaltando a responsabilidade do líder em cuidar e proteger seus colaboradores. Assim como um pai cuida de seus filhos, um líder deve zelar pelo bem-estar de sua equipe, criando um ambiente propício para o desenvolvimento individual e profissional de cada membro.
E assim como ser pai nos dias de hoje não é fácil, ser um líder é também muito difícil. O autor reconhece os desafios da liderança em um mundo cada vez mais individualista e descartável. As pessoas se sentem menos conectadas às suas comunidades e empresas, o que dificulta a construção de um "Círculo de Segurança". Simon Sinek oferece ferramentas e estratégias para que os líderes superem esses desafios e inspirem seus colaboradores a se unirem por um propósito comum.
Portanto vale muito a leitura desse livro para conhecer essas ferramentas e tentar cada vez mais ser um líder conectado com sua equipe, mesmo sabendo que não existe uma receita pronta de como ser um bom líder, nessa obra consegui identificar pontos importantes e cruciais para desenvolver essa capacidade, pois ter uma equipe com sentimento de pertencimento a empresa, que vistam a camisa e trabalhem com brilho nos olhos esta cada vez mais difícil, por mais que você tente mesmo implantando todo esse conhecimento pode ser que não der certo.