Ser um entre bilhões
O texto a seguir é de autoria de José Fernandes de Oliveira – Pe. Zézinho, SCJ, não fala sobre religião, fala sobre conhecer os próprios valores e limites. É o texto de abertura de um de seus livros. No mundo atual onde tudo tende a ficar fluido e muitas vezes inflado, esse texto convida para uma rica reflexão.
Você não é “o cara”. Nunca foi e nem nunca será. Mesmo que o marketing dos amigos e admiradores o proclame o melhor, o único, o maior, você continuará sendo importante, mas apenas um entre bilhões. Houve, há e haverá pessoas melhores e mais talentosas do que você.
Você é “um dos caras” e “uma das caras” que fazem a diferença no planeta... Contente-se com isso!
Antes de você havia vida e valores, depois de você virá gente tão boa quanto, o melhor do que você. Pode apostar nisso!
Se não quiser tornar-se um personagem histérico, ridículo, habitue-se à expressão “um dos caras e uma das caras”. É melhor do que a expressão “o cara”. Esboce um sorriso de perdão diante de quem o proclama “o maior”. Você não é nem mesmo o maior pecador da região ou do mundo.
Todos os povos que seguiram “o cara” e todos os caras que acreditaram ser “o cara” acabaram quebrando a cara! Se quer ser feliz, ache seu lugar, que provavelmente não será o primeiro e nem o último.
E, se algum dia for o primeiro, seja quem mais serve (Jo 13,14); ser for o último, assim mesmos saiba do seu valor (1Cor 15,9). Entre os cristãos a questão não é a de subir ao pódio, nem de chegar em primeiro, mas de jogar limpo de dar o melhor de si. Entre nós, vence quem jogou limpo....
Comecei este livro e escrevi estas linhas por constatar que a histeria do carreirismo, do sucesso e do pódio tem desequilibrado milhares de pessoas. Não há nada de errado em ser o primeiro. O perigo está em achar que ser o primeiro é ser o melhor. Não é!....
Autor: José Fernandes de Oliveira – Pe. Zézinho, SCJ.
Fonte: OLIVEIRA, José Fernandes de. Livro Ser um entre bilhões: leitura de alter-ajuda – a mística dos últimos lugares - Editora Paulinas – São Paulo, 2012.
Evandro Luiz de Oliveira profissional de Gerenciamento de Projetos | PMO | Melhoria de Processos & Treinamentos. Um apaixonado pela ciência, tecnologia, literatura, poesia e filosofia. Professor e palestrante pois acredita na educação e no conhecimento como um caminho para transformar a vida das pessoas, organizações e sociedade.
Consultor de gestão empresarial
6 aEvandro muito obrigado por dividir essas riquezas com a gente.