Servidores públicos também fazem intercâmbio?
Fotografia de Alhambra, em Granada.

Servidores públicos também fazem intercâmbio?

Muito se fala sobre os programas de intercâmbio a nível de pesquisa científica, mas como funciona um intercâmbio para servidores técnico-administrativos nas Universidades Públicas?

Nos últimos anos a Universidade Estadual de Campinas tem incentivado aos poucos que seus funcionários tenham a oportunidade de realizar a mobilidade administrativa no exterior e fui uma das contempladas no edital de 2020, promovido pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais em parceria com o programa Becas Santander. O programa permitia que servidores técnico-administrativos das faculdades e institutos inscrevessem seus projetos de mobilidade, de até 30 dias no exterior. Por conta da pandemia e demora das vacinas, minha viagem só ocorreu em setembro de 2022.

Durante 25 dias pude visitar duas universidades estrangeiras. Passei 10 dias na Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa de Humanidades e Tecnologia, em Portugal, e 15 dias na Universidad de Granada , na Espanha. Para além do contato linguístico, que é muito necessário para servidores que atendem estrangeiros de diversas regiões do mundo, a mobilidade me possibilitou conhecer de perto o trabalho administrativo nessas universidades.

As observações feitas me possibilitaram reconhecer o que temos de melhor e o que podemos melhorar nas tarefas administrativas aqui na Unicamp. E minha experiência de 12 anos no serviço público permitiu que eu pudesse dar uma consultoria analítica a essas universidades, comparando nossos serviços, portais e maneiras de comunicar.

Durante minha estada na Universidade Lusófona, conheci a Secretaria Administrativa do Departamento de Cinema e Mídias, o Departamento de Design de Moda e o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, locais onde conheci a estrutura dos cursos universitários, estratégias de comunicação e divulgação científica, organização de evento científico.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E na Universidad de Granada, visitei a Oficina de Relações Internacionais, a secretaria de Welcome Centre, o Vicedecanato de Extensión Universitaria da Faculdad de Ciencias de la Educación e a Unidad de Cultura Científica y la Innovación do Vicerrectorado de Extensión Universitaria y Patrimonio. Ali tive contato com as estratégias de comunicação para a promoção da cooperação internacional, em uma universidade que é considerada o grande polo de intercâmbio da Europa. Também pude acompanhar a organização de uma ação de extensão da área de Educação, trazendo referências de catálogo. E por último conhecer a estrutura da Extensão Universitária, que lá possui diversas diretorias para a cultura e a divulgação científica.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O contato que tive com museus também me fez ter um novo olhar sobre a produção científica, a educação e seu papel na sociedade.

A experiência me fez reconhecer algumas virtudes que temos na estrutura da Unicamp e pensar em ideias para melhorias tanto na Secretaria onde trabalho como em outros setores nos quais tenho colegas trabalhando. E por último percebi que a Extensão Universitária precisa da Cultura e da Divulgação Científica para de fato alcançar seus objetivos na sociedade.

A Faculdade de Educação da UNICAMP em breve poderá colher os frutos da experiência de mais 7 servidores que estão se aperfeiçoando no exterior. O acesso a praticar outras línguas, conhecer modelos universitários diferentes e ter contato com uma cultura científica que possui investimento real pode trazer muitos benefícios para o atendimento de excelência na Universidade. Queremos que outros órgãos da Unicamp e de todas a universidade públicas possam reconhecer a necessidade de investir em seus servidores como nossa unidade tem feito.

Agradecimentos: Juliana Marques Lourenço e Jorgias Ferreira pelo apoio técnico com os convênios internacionais, Tassiane Bragagnolo pelo incentivo, Anna Carvalho pela ajuda com o espanhol, Bruno de Sousa Moraes por revisar meu projeto em inglês, Raphaela Fonseca pelo auxílio com o projeto, Geisa Aguiari pelas dicas de viagem, Professor Alexandro Henrique Paixão por aceitar ser o executor do convênio.

Jessica G.

Gerente de Comunicações a Incidentes e Escalações | Admin Certificada Zendesk | Apaixonada por melhorar a Experiência do Cliente

2 a

Parabéns, amiga! Muito feliz por você e por essa oportunidade e experiência! :)

Lidiane Mandaio

Comunicação Social (PP) + Divulgação Científica e Cultural + Pesquisa |§| Marketing + Administração |§| Letras + Literatura

2 a

Parabéns pelo seu trabalho. Excelente artigo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos