Sete formas criativas de dinamizar a sua rede de contactos
O artigo da Rita Maria Nunes , Country Manager da TAB, intitulado "Sete formas criativas de dinamizar a sua rede de contactos", apresenta estratégias inovadoras para transformar contactos em oportunidades, destacando a importância de uma rede bem cultivada num mercado competitivo. Com dicas criativas e práticas, o artigo é essencial para quem deseja expandir e fortalecer as suas relações profissionais.
“O networking mudou a minha vida e hoje reconheço que ter a minha aldeia é extremamente importante para investir menos tempo e energia para chegar onde quero”. Esta frase é da minha própria autoria e está no livro “Pára, Pensa e Transforma o Teu Negócio”, que lancei recentemente. A sua primeira edição esgotou quando ainda nem sequer estava oficialmente à venda e aconteceu quando o comuniquei, única e precisamente, à minha rede de contactos. Às minhas ligações mais fortes. Não tinha dúvidas, em momento algum, da força destas conexões mas, tenho de o dizer, a sua recetividade superou largamente as minhas melhores espectativas. Qual é a lição? Quanto mais fortes forem estas ligações, mais oportunidades poderão proporcionar em áreas chave do negócio, como o desenvolvimento, a inovação e as parcerias estratégicas. Mas há alguns pilares das redes empresariais que hoje já não são tão eficazes. Participar em eventos de networking genéricos, construir uma rede gigante no LinkedIn apenas para mostrar o estatuto de mais de 5000 contactos e até distribuir cartões de visita como se de doces se tratassem, já tiveram melhores dias no que a resultados diz respeito. E qual é o seu denominador comum? Os seus esforços concentram-se mais na aquisição de uma extensa lista de contactos, em vez de enriquecer cada uma destas relações para benefício mútuo.
Se é empresário e até se sente confiante por ter números elevados de ligações, mas acaba por não ter relações dinâmicas reais com essas pessoas, tem mesmo de continuar a ler este texto e aprender a tirar melhor partido da sua rede de contactos.
Porque é que o LinkedIn não é suficiente?
Vamos ao elefante na sala: o LinkedIn é uma excelente plataforma de networking empresarial, que oferece a empresários e outros profissionais imensas oportunidades para identificar e estabelecer contactos com futuros parceiros estratégicos ou clientes. Mas, por si só, criar um perfil e aceitar pedidos de ligação não se traduz necessariamente num networking eficaz. Estamos todos de acordo, certo? Há mesmo estudos que sugerem que uma boa parte dos utilizadores do LinkedIn, que pode ir até 70% dos nossos contactos, são utilizadores passivos. Por isso, e embora o LinkedIn seja uma ferramenta incrível e poderosa, que terá um papel importante enquanto rede de negócios nos próximos anos, se o seu envolvimento é relativamente superficial, então para quê preocupar-se apenas com este canal?
A chave para o networking é o envolvimento.
Pode até parecer que dá mais confiança, ou que fortalece a nossa posição, ter um grande número de ligações virtuais, mas o valor real da nossa rede de contactos depende da forma como nos relacionamos com essas pessoas. Construir relações é o objetivo final, e primordial, do networking porque o envolvimento gera oportunidades. Mas sejamos claros: enviar emails comerciais ou mensagens de LinkedIn para as suas ligações é, para muitos empresários considerado uma forma de se envolverem com a sua rede de contactos, mas estas comunicações não deixam de ser, na realidade, campanhas de marketing disfarçadas de lobo em pele de cordeiro. O marketing é uma atividade fantástica, mas não podemos confundir com conexão, envolvimento e relacionamento.
Como tirar partido da sua rede de forma eficaz?
Vamos supor que tem uma lista incrível de ligações no LinkedIn. Que tem também uma gaveta cheia de cartões de visita das últimas 10 convenções, congressos, palestras e feiras em que participou. E que conhece muitos empresários que poderiam ter um impacto positivo na sua empresa. A grande questão é: como se pode relacionar com eles de uma forma impactante e significativa?
Apresento-lhe sete formas eficazes de se envolver com a sua rede de contactos atual, promover ligações e criar verdadeiras oportunidades de partilha:
Junte-se a outro empresário da sua rede e organizem um webinar mutuamente benéfico e gratuito. Eventos desta natureza oferecem a ambas as partes a oportunidade de partilhar conhecimentos, conhecer potenciais novos clientes e reforçar o valor mútuo no mercado. Por exemplo, um especialista em tecnologia e um mediador de seguros podem participar num webinar que discuta a inclusão de testes e seguros na estratégia de cibersegurança de uma empresa.
O podcasting é uma iniciativa surpreendentemente eficaz que, com ou sem vídeo, está em franco crescimento de consumo nos mais diferentes targets em todo o mundo, e Portugal não é exceção. Desafie os membros da sua rede a aparecerem como convidados especiais para discutirem os seus negócios ou outros temas de interesse. Isto posiciona ambos como especialistas e líderes inovadores. É isso que fazemos no podcast “Conversas Informais Sobre Negócios”, no qual tenho a honra de ser a host. Sai quinzenalmente está disponível nas plataformas habituais.
Alie forças e identifique parceiros na sua rede e, de seguida, use essas sinergias para criar campanhas cruzadas ou agrupar promoções. Colaborações deste género podem servir dois propósitos, já que as promoções cruzadas podem ser estratégias de marketing muito eficazes e, ao mesmo tempo, surgem como oportunidades de envolvimento, apoio e reforço da ligação à sua rede.
Quem não gosta de referências? Incentive a sua rede a promover o seu negócio junto das suas próprias ligações. Torne as suas recompensas suficientemente lucrativas ou atrativas para incentivar a sua rede a agir.
Identifique ligações que possam acrescentar valor na realização de tutoriais ou workshops conjuntos para os colaboradores. Por exemplo, se uma agência de marketing e uma empresa de contabilidade se juntarem num workshop, poderíamos ter uma formação sobre os principais desafios de marketing enfrentados pelas empresas de contabilidade e, em seguida, outra sobre a construção de uma estratégia financeira para pequenas empresas.
Se a sua empresa defende alguma causa pela qual é especialmente apaixonado, convide a sua rede de contactos para se juntar a si e à sua equipa na sua ação de voluntariado. Trabalhar em conjunto para contribuir com algo para a sua comunidade ou dar apoio a instituições de solidariedade aumenta a ligação e oferece, tanto nos negócios como nas relações, maior profundidade e comprometimento.
Convide os membros da sua rede ou até outros empresários a partilharem um dia na vida dos seus negócios através de um “takeover” nas suas redes sociais, permita publicações de convidados, seja em blogues ou redes sociais, e até mesmo vídeos. Esta é uma forma de envolver e apoiar as suas ligações, usando uma ferramenta que, ao longo do processo, também pode ser muito divertida.
Lembre-se: a ligação é a chave para tirar partido da sua rede de contactos com sucesso. Essa ligação é também um elemento fundamental de um Conselho Consultivo de Pares da TAB. Embora seja substancialmente diferente de um grupo de networking – porque vai muito para além disso – um Conselho TAB é uma equipa de empresários e CEO’s que se apoiam mutuamente no seu caminho para o sucesso.