Setembro Amarelo é todo dia!

Setembro Amarelo é todo dia!

O que falar sobre o Setembro Amarelo? Reconhecido como o mês da prevenção ao suicídio.

800 mil suicídios acontecem por ano em todo o planeta, a cada 40 segundos um suicídio é cometido e esses números só aumentam! A menos que mudemos nossas atitudes HOJE, a partir da empatia, do carinho, do respeito, da capacidade de saber escutar e não apenas ouvir, saber falar e não apenas julgar, olhar para frente, mas não para o nosso próprio nariz, sim para o próximo.

E com o “próximo” não quero dizer apenas as pessoas próximas à nós, mas qualquer pessoa, de qualquer lugar, de qualquer cultura, etnia, orientação, idade, entre outros.

Afinal, cada pessoa trava uma batalha interna constante em sua cabeça, uma batalha que não temos conhecimento e que na maioria das vezes nem tem algo a ver conosco, mas que uma simples pergunta como “Gostaria de conversar sobre isso? ” ou um “Pode contar comigo, tá? ” Isso muda tudo!

Não se contente de perguntar uma vez, o cuidado e preocupação devem ser constantes, não é tão fácil simplesmente se abrir com alguém. Pessoas nessas situações criam uma espécie de campo de força e se isolam, deixando de lado a possibilidade de que podem contar com alguém. Seja você esse alguém, que se doa para ajudar quem mais precisa, o resultado será recompensador tanto para o ajudado, quanto para o ajudante.

E nunca devemos falar da boca para fora, mas sim criar a consciência de que ser verdadeiro salva vidas. Pessoas que estão pensando em suicídio não fazem isso de uma hora para outra, imitem sinais constantes, pedidos de socorro disfarçados de desânimo, faltas constantes, mudanças repentinas de humor, desinteresse em algo que antes era prazeroso, descuido com higiene, alimentação, bem-estar, entre outros fatores.

Vamos aprender a olhar mais de perto para o próximo e se possível, estender a mão para que o mesmo não se sinta tão sozinho. Juntos somos mais fortes e sejamos mais humanos. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Matheus Bercha

  • Mas Endomarketing não é a mesma coisa que Marketing?

    Mas Endomarketing não é a mesma coisa que Marketing?

    Eu já ouvi essa pergunta diversas vezes nos últimos anos em que estive atuando com Endomarketing e Comunicação Interna.…

    1 comentário
  • Como manter a saúde mental na quarentena do coronavírus

    Como manter a saúde mental na quarentena do coronavírus

    Nas resoluções para o ano de 2020, se havia algo que ninguém esperava, muito menos eu, era uma pandemia causada por um…

  • A época da formalização

    A época da formalização

    Não é nenhuma novidade que a Internet chegou para facilitar a nossa vida, nos entreter e manter conectados uns com os…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos