Setor de Gestão Socioambiental participa do III Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário.

Setor de Gestão Socioambiental participa do III Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário.

O Setor de Gestão Socioambiental, representado pelo servidor Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, participou o III Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário em Brasília/DF, nos dias 15 e 16 do corrente mês. O seminário teve com objetivo discutir a importância de aliar o planejamento estratégico à responsabilidade socioambiental.

A primeira edição, que aconteceu em 2014, resultou na publicação da Resolução CNJ n. 201, de 3 de março de 2015, que dispõe sobre a criação e as competências das unidades ou dos núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário. Já a segunda edição contou com discussões sobre, entre outros temas, a aplicabilidade da Resolução.

O evento contou com palestras de especialistas da área ambiental e com a apresentação de casos de sustentabilidade de sucesso na administração pública, contando com a participação de servidores e magistrados de todas as regiões do País.

O encontro foi extremamente positivo, alega o chefe do setor de gestão socioambiental do TRT 16ª Região, participante do evento, pois “além do conhecimento de experiências bem sucedidas em outras instituições, o Seminário incrementa a rede de contato permitindo uma maior interação entre um significativo contingente de profissionais, favorecendo a formulação e implementação de novas medidas de redução de custos e proteção ao meio ambiente”.

Uma das primeiras consequências do encontro será a formalização da parceria entre os órgãos do judiciário no Maranhão, a saber: TRT 16ª Região, TRE/MA, Tribunal de Justiça e Justiça Federal, grupo autenominado Ecoliga da Justiça, com base na documentação fornecida pelo grupo Ecos de Pernambuco que estabeleceu uma associação similar naquele Estado.

A participação no encontro foi viabilizada pela Escola Judicial que vislumbrou a possibilidade de estruturação dos conhecimentos adquiridos na forma de treinamentos que serão repassados para os servidores do TRT 16ª Região, contribuindo para um maior alcance das medidas previstas no Plano de Logística Sustentável do TRT/MA ora em implementação.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Eng. Marcelo HBC

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos