Seu estilo de liderar acompanhou a evolução das relações no trabalho?

Seu estilo de liderar acompanhou a evolução das relações no trabalho?

O modelo de gestão por conflito teve seus anos de glória. Era interessante observar como supostos líderes utilizavam essa metodologia (se assim pode ser chamada) para incentivar o lado "sombrio" do ser humano a competir com suas melhores habilidades para garantir o resultado. Resultado que deixava "corpos" pelo caminho... Mas existia. O conflito gerava fortes discussões, criava um ambiente em que todos estavam atentos ao trabalho dos demais, expondo arduamente as ineficiências a quem pudesse ver, fazendo com que o estado de tensão e prontidão fosse constante. O nível de stress sempre elevado tornava a organização "produtiva", gerava resultado, ao custo da saúde mental de seus colaboradores.

Um cenário ainda pior se apresentava quando o suposto líder, deixava "cascas de banana" propositalmente ao longo da jornada dos colaboradores, para que eles fossem testados em tempo integral e suas ineficiências estivessem sempre em destaque x suas habilidades de gerar resultado, mesmo quando o resultado era entregue.

Mas esse cenário ficou para trás, afinal estamos em 2020... quase em 2021! Os líderes evoluíram, perceberam as vantagens da liderança situacional, desenvolveram habilidades como liderar por influência, incentivar a diversidade de pensamentos, a exposição de idéias, o aprendizado constante do time, desenvolvendo uma cultura onde é permitido errar desde que o erro gere aprendizado para si e os demais. Os líderes atuais apoiam seu time, como uma ponte segura para o next step. Ele é capaz de fornecer feedbacks consistentes com base em dados e fatos. Desafia o statuos quo. Desafia com "classe e elegância" a todos ao seu redor. Está totalmente habilitado a receber feedbacks do seu time, em busca do seu desenvolvimento constante. É duro com os problemas e suave com as pessoas. Se preocupa com a saúde mental e física dos colaboradores da empresa, porque tem consciência de que desta forma, mais do que colaboradores produtivos está construindo times altamente engajados, envolvidos em um sentimento de gratidão e cooperação que supera qualquer autoritarismo.

Quando essa afirmação, de que o cenário do líder autoritário ficou pra trás, for realmente verdade, teremos um mundo ainda mais próspero.

Me lembro de um colega de trabalho dizendo: "Com este líder, vou pra guerra até com estilingue". Essa é minha busca como líder, engajar nossos colaboradores, parceiros, clientes, em uma visão tão clara e real, que todos seguiremos juntos, em busca de um lugar mais próspero para todos.


Marisa Salgado

Career Mentoring. Consultant. Board Member. Embassador of Counscius Capitalism Brazil. Co-author of the books “Women in HR”; “Humanitarian Leadership”; “Success Stories”. Top2You Mentor.

3 a

Muito boa reflexão Cibele Regis_Vacchiano. Gostei especialmente qdo vc fala sobre “ser duro com os problemas mas suave com as pessoas”. É por aí... um beijo e feliz 2021!!

Davi G.

Gerente de manutenção e utilidades

3 a

Muito bom Cibele Regis_Vacchiano! Gostei da frase: "Com este líder, vou pra guerra até com estilingue". Liderança inspiradora gera isso.

SILVIA GARCIA

GS1 BRASIL 1 A LINGUAGEM GLOBAL DOS NEGÓCIOS

3 a

Cibele descreveu a forma inspiradora de liderar que tanto buscamos e aprendemos todos os dias. Bravo !

Dacio Andrade Moraes

C-Level |COO | Diretor Executivo |Diretor de Operações |Diretor Geral |Varejo|Franquias |Proximidade |Conveniência |Farmácia| Gente & Gestão|Mentor|Turnaround & Transformação|Conselheiro

3 a

Cibele Regis_Vacchiano Sensacional!!!

Olegário Araújo

Aprendente, Curador de conteúdo, Conselheiro consultivo, especialista em Inteligência Competitiva e arquiteto de diálogos | Inteligência coletiva

3 a

Excelente artigo, Cibele Regis_Vacchiano! Aborda com dar significado e engajar as pessoas!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cibele Regis

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos