Seu "Momento Inteligência Artificial"
Watson Jeopardy

Seu "Momento Inteligência Artificial"

Cada vez mais, nós, meros mortais, vamos começar a nos deparar com o que eu chamo "Momento Inteligência Artificial". Esse é aquele momento único em que você se depara com uma máquina resolvendo problemas que antes só seres humanos podiam resolver.

Durante o seu evento I/O 2018, o Google apresentou o protótipo da tecnologia que eles chamam de Google Duplex. Nessa apresentação o trabalho de agendar uma mesa em um restaurante, ou o trabalho de reservar um horário para cortar cabelo é terceirizado para uma máquina de inteligência artificial. Esse evento pra muitos foi um "Momento Inteligência Artificial". Muitos comentários bombaram a internet sobre essa tecnologia e as implicações da mesma. Os maiores questionamentos estão sob o direito ou não de uma Inteligência Artificial se passar por um ser humano em uma interação com um ser humano. Isto é, a IA tem que se apresentar como uma IA antes de iniciar a interação com o humano? E se fizer isso, o resultado da interação pode ser diferente?

O meu "Momento Inteligência Artificial" ocorreu em fevereiro de 2011, quando o Watson ganhou o jogo televisivo Jeopardy. Respondendo também em linguagem natural o IA da IBM mostrou como essa tecnologia já estava madura para dar os próximos passos e entrar de vez no ambiente corporativo. Isso aconteceu efetivamente, essa tecnologia hoje está em Bancos, Hospitais, Startups e várias indústrias. Isso faz com que mais e mais pessoas estão tendo seu "Momento Inteligência Artificial". Um exemplo são os clientes do Bradesco.

Teremos cada vez mais momentos em que IA vai tocar nossas vidas. Desde o atendimento bancário até uma organização de casamento. Vai estar em todas as áreas, em todos os processos que possam ser automatizados. Daí surge a preocupação sobre como tornar a IA mais segura.

Um problema a ser tratado está ligado ao viés que os humanos estão sujeitos e como eles podem ser refletidos nos dados que são usados para treinar as máquinas de Inteligência Artificial. Viés como preconceito racial e mais 180 outros podem estar inseridos nos dados, levando a IAs viciadas. Para evitar isso o Laboratório de Pesquisa da IBM já está estudando formas de evitar que o viés humano passe para a IA, ou se passar, que isso seja verificável ou auditável para que o treinamento da IA possa ser ajustado. Pesquisas e preocupações como essas são fundamentais para que nossos momentos IA sejam cada vez mais produtivos, inclusivos e universais.

Participei de uma conversa super divertida com o @IgorLopes para o canal youtube dele sobre este tema. Vejo claramente que a tecnologia de IA vai avançar a passos largos resolvendo todo tipo de problema desde os relacionados ao uso de robôs que conversam em linguagem natural, até o uso massivo de reconhecimento avançado de imagens. Toda essa tecnologia vai estar disponível para as empresas e pessoas que terão uma "Inteligência Ampliada" abrindo novas possibilidades. Surgirão também, cada vez mais discussões éticas sobre os impactos dessa tecnologia na sociedade.

E você? Qual a sua opinião a respeito? Comente aqui abaixo e vamos trocar ideias a respeito!

Um abraço!

Twitter: @hvon

Instagram: @hvon


Raquel Melo🌈

Comunicação | Digital | Diversidade | Finalista do Troféu Mulher Imprensa 2023

6 a

Minha maior preocupação não é o avanço tecnológico, mas o descompasso entre este avanço e nossos sistemas educacionais formais e informais. O que acontecerá com as pessoas não têm acesso à educação/informação? Com as pessoas que têm acesso, mas esta educação/formação não acompanha o desenvolvimento tecnológico? Temos muitos desafios pela frente!

Igor F.

Cyber Security and Red Teaming

6 a

Caramba! Com toda certeza, acho que logo logo teremos alguns Harrisons caçando replicantes por aí :/, porém acho que cada vez mais as pessoas deveriam pensar no beneficio, e não tanto nas questões morais! Sei que isso é ideia de cientista, tipo "Evertything in name of science" mas realmente acho que o poder de processarmos sinapses artificialmente pode nos levar muito longe! Deixo no ar o projeto da NASA para #TakeTheHumanityToMars

Henrique von Atzingen do Amaral

Principal Professional Services / Innovation Professor / Certified Board Member / Startup Mentor

6 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos