Seu negócio irá cair no esquecimento?
Photo by Mark König on Unsplash

Seu negócio irá cair no esquecimento?

O e-commerce já vinha crescendo ano a ano no Brasil e para 2020 a expectativa não era diferente. No entanto, fomos surpreendidos pela pandemia e a transformação digital, que se esperava ser gradativa, chegou atropelando.

De acordo com a Associação Brasileira de E-commerce, o faturamento do setor no primeiro semestre teve sua maior alta nos últimos 20 anos, com um crescimento de 47%, comparado ao primeiro semestre de 2019. Com mais de 130 mil novas lojas abertas e um faturamento anual esperado superior a 100bi, já somos 41 milhões de consumidores adeptos ao comércio eletrônico, no Brasil. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O estudo completo pode ser acessado no site da Ebit|Nielsen

Nos últimos meses, vimos eventos gigantes se reinventaram para entregar nos formatos online e "drive-thru"; vimos prestadores de serviços criando formas de conexão e produtos digitais como alternativas durante a pandemia e vimos inclusive, lançamentos de carros feitos via marketplaces, como os casos da BMW e Chevrolet. 

Durante a quarentena, o e-commerce se tornou a única forma segura para comprar. Lojistas do varejo tradicional encontraram na internet uma alternativa para sobrevivência do negócio, pessoas que nunca tinham comprado, por N fatores, precisaram utilizar deste serviço e tudo indica que grande parte deste público continuará comprando online, no pós pandemia. 

Seja por praticidade, conveniência, ou segurança, os hábitos de consumo estão mudando e não podemos mais andar para trás. A transformação digital já aconteceu e os negócios que não estiverem abertos à reinvenção e optarem por permanecer apenas no varejo físico sofrerão grandes impactos no curto e médio prazo.

Uma estrutura omnichannel é essencial para sobrevivência de um negócio. Se você não está vendendo online, só porque não tem um site próprio, você está deixando dinheiro na mesa. É possível começar de forma simples e rápida, sem necessidade de grandes investimentos.

 Não deixe sua empresa cair no esquecimento!

Repense sua comunicação, sua estrutura, a forma de trabalho e se mantenha presente na vida do cliente, de tal forma que, quando ele pensar em comprar algo novo, seja você a primeira opção que surja na mente dele.

Agora é hora de sair da posição passiva, onde você se deixa levar pela correnteza, para assumir as rédeas do seu negócio. É preciso pensar à frente, correr em busca de soluções, estar aberto às constantes mudanças do mercado e crescer junto com seu negócio.


Paula Bianchini é empresária e consultora de e-commerce.

Possui experiência em planejamento estratégico, vendas, precificação, distribuição omnichannel, padronização de serviços, liderança, treinamento de equipes e atendimento de excelência. Começou empreender em 2018, quando fundou seu próprio e-commerce, que hoje é sua marca própria de calçados. Com formação para atuar com Consultoria de e-commerce desde fevereiro, tem auxiliado a acelerar o crescimento de negócios que estão entrando no e-commerce.

 

Clique aqui e faça parte do canal no Telegram.

Siga-me no: Instagram, Facebook, Youtube.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos