Seu trabalho existia há 50, 80 ou 100 anos atrás? Provavelmente não.
Esta é a Urmobo Connect #5, newsletter que traz conversas sobre tecnologia, inovação e negócios do mundo mobile.
Enquanto muitos cargos tradicionais mantêm sua essência, a tecnologia tem transformado radicalmente o panorama profissional. Um estudo recente do Quarterly Journal of Economics mostrou que cerca de 60% dos empregos em 2018 não existiam em 1940. Imagina então quais irão surgir daqui a 50, 80 ou 100 anos?
Muitas das funções atuais eram inimagináveis há meio século. Além disso, a automação avançou a passos largos nas últimas décadas, operacionalizando o fluxo de inovações e exigindo outras habilidades dos profissionais nas empresas.
Paralelamente, as tendências tecnológicas acentuaram a disparidade salarial, beneficiando intensamente os setores baseados nestas especialidades estratégicas e emergentes.
Com a continuação dos avanços em IA, novas ocupações irão intensificar este cenário futuro e as competências em tecnologia serão ainda mais valorizadas e necessárias ao mercado de trabalho.
Podemos citar, só por curiosidade, algumas profissões que podem estar fadadas ao museu: operador de telemarketing, caixa de supermercado, atendente de bancos, corretor de imóveis. 😲
Por outro lado, a IA tem criado novas oportunidades, especialmente em áreas que exigem pensamento crítico, criatividade e liderança.
Teremos então cientista de dados, engenheiros de aprendizado de máquina, especialistas em IA para negócios, desenvolvedores de chatbot, ética para tecnologia e mais.
Será que esse é um indício do que pode vir a acontecer nos próximos anos?
➔ O Brasil é país latino-americano mais empolgado com IA, diz pesquisa
É o que aponta o Artificial Intelligence Index Report deste ano, pesquisa produzida anualmente pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ainda, o estudo revela que a maioria dos brasileiros vê de forma positiva produtos e serviços com a tecnologia e são otimistas quanto ao potencial da IA para beneficiar a economia e o mercado de trabalho nacional.
➔ Conectividade nas escolas brasileiras
As escolas brasileiras estão cada vez mais conectadas. De acordo com matéria MIT Technology Review Brasil, 92% das instituições de ensino fundamental e médio já têm acesso à internet.
No entanto, a preocupação com o uso excessivo da tecnologia levou à implementação de restrições para celulares e Wi-Fi nas salas de aula. 64% das escolas permitem o uso de celulares apenas em horários específicos, enquanto 28% proíbem completamente.
A presença constante de notebooks, tablets e smartphones tem revolucionado a interação entre alunos e professores em sala de aula. Como resultado, isso aumenta a produtividade e o interesse pela aprendizagem.
Porém, sem mediação, as escolas enfrentam inúmeros desafios. A chave aqui é equilibrar tecnologia com aprendizado, reduzindo assim, tempo de exposição e desvio de atenção.
Com a implementação da Urmobo, instituições como Grupo SEB, Secretaria de Educação do Paraná, Prefeitura de Sorocaba, Escolas Interativas de Ensino Fundamental, tem se beneficiado em diversas frentes com o EMM.
➔ Cibersegurança é desafio para gestão do negócio de ISPs
Quando falamos em ISPs (fornecedores de acesso à internet), 4 (40%) em cada 10 provedores no Brasil contam com um departamento ou uma equipe de funcionários exclusivamente para proteger dados pessoais dos clientes.
Em entrevista a IPNews, Vinicius Oliverio, especialista em tecnologia da Urmobo, destaca como uma estratégia de gerenciamento de dispositivos auxilia na proteção dessas organizações.
➔ Tecnologias transparentes que marcaram os anos 1990 e 2000 estão de volta
Popularizada nos anos 1990, após uso em prisões americanas como uma medida de segurança para evitar que não fosse possível esconder objetos proibidos, o visual dos eletrônicos translúcidos ressurgiu.
Quem não se lembra do iMac, lançado em 1998? Colorido, transparente, em um formato completamente diferente de tudo o que se tinha visto.
Recomendados pelo LinkedIn
O chamado "Clear Craze" agora aparece em produtos como o smartphone da Nothing com sistema exposto, o novo Xbox Wireless Controller e o fone Beats Studio Buds, refletindo mudanças nos padrões estéticos atuais - e uma certa nostalgia.
A frase "nada se cria, tudo se transforma ou copia” nunca pareceu tão precisa!
➔ O Brasil é o novo país dos games?
Ps: Não estamos falando do jogo do Tigrinho. O assunto em questão é a indústria brasileira de desenvolvimento de games, que ainda é formada principalmente por micro e pequenas empresas independentes.
Este cenário parece estar prestes a mudar. Para se ter uma ideia, o número de estúdios cresceu 177% só nos últimos cinco anos. Este mês, a Revista Gama traz um artigo bem interessante sobre assunto. Dá o play!
Para o MDM funcionar, basta instalar o programa como um aplicativo?
MITO ➔ Muitas empresas tendem a acreditar que basta instalar o MDM para que seus dados sejam gerenciados automaticamente. Em certo ponto isso é um equívoco.
Para que a solução funcione com sucesso, cada empresa deve desenvolver estratégias e políticas específicas, considerando seus diferentes objetivos, requisitos e desafios.
📲 Urmobo e lideranças globais para Android Enterprise
Na última semana, Vicente Oliverio e Vinicius Oliverio, CEO e CTO urmobo, reuniram-se com lideranças globais para Android Enterprise na sede do Google em São Paulo.
Durante o encontro, discutiram oportunidades do mercado, estratégias de negócios e novos horizontes em tecnologia. Juntos, estamos elevando o jogo da #mobilidadecorporativa!
➔ Novas funcionalidades Urmobo: Monitoramento Avançado para Windows, Linux e ChromeOS
Profissionais de TI agora podem centralizar o controle dos dispositivos Windows, Linux e ChromeOS em uma única solução robusta e eficiente. Com novas funcionalidades, você garante conformidade, segurança e um monitorando avançado.
Windows Desktop e Linux
ChromeOS
➕ Gostou? Deixe aqui seus comentários e sugestões. Não deixe de acessar também o blog Urmobo para mais informações sobre EMM. Até a próxima!