Seus dados são valiosos: Proteja-os! Adote uma postura preventiva.
Os vazamentos de dados acontecem o tempo todo, mas, muitas vezes os fraudadores usam sim os dados vazados e com um pouco de engenharia social consegue muito mais informação. Fique atento a ataques e golpes.
Como você pode saber se alguém está aplicando um golpe em você?
Se a esmola é demais, o santo desconfia.
Os golpistas adoram atrair alvos com grandes promessas de dinheiro rápido e fácil, com pouco ou nenhum esforço. Eles sabem que a ganância, a vaidade e até a solidão são motivadores poderosos, e conseguem manipular bem essas vulnerabilidades emocionais. Confie nos seus instintos e desconfie. Na próxima vez que você encontrar uma oferta inacreditável, faça as seguintes perguntas:
Eu conheço essa pessoa?
Muitos golpes online são enviados ou operados por pessoas que você não conhece. E ou pessoas se fazendo passar por conhecidos. Na dúvida, d6e pistas falsas, pergunta se a pessoa é amigo de um primo que não existe. É tão fácil perceber os golpes, é só sempre desconfiar de acessos online, remotos, emails.
A oferta, o pedido a proposta parecem realista?
Nestes casos confie nos seus instintos. Um apartamento parece bom demais para ter aluguel tão baixo? Este pacote de férias tem preços razoáveis? Você recebeu promessa de um trabalho fácil que paga bem com o mínimo esforço? Alguém afirmou que você receberá uma recompensa generosa se puder transferir um depósito rápido?
Lembre-se do mantra antifraude: se algo parece bom demais para ser a verdade, deve ser mentira.
Esta transação financeira é segura?
Se alguém solicitar o envio de um pagamento, cuidado com plataformas de pagamento instantâneos como transferências bancárias, PIX e pagamentos com os cartões de débito são difíceis de serem estornados o que é ideal para as necessidades de um golpista. Também tenha cuidado com as ofertas que propõem o pagamento para depois receber benefícios. As ofertas legítimas devem aceitar métodos de pagamento padrão e regulamentados, como cartão de crédito.
O que estou compartilhando?
Os golpes de phishing procuram informações pessoais que podem ser usados posteriormente contra você. Nenhuma empresa legítima deve solicitar que você confirme suas credenciais de login, contas financeiras, números de cartão de crédito ou informações pessoais detalhadas.
Estão me apressando?
Os golpistas criam uma urgência artificial para forçá-lo a tomar uma decisão apressada. Alguns usam o “medo de perder” (FOMO - “fear of missing out”), para convencê-lo a morder a isca, enquanto outros ameaçam com penalidades severas se não cumprir um prazo. De qualquer forma, a urgência excessiva é um sinal certo de alerta para golpes.
A história dessa pessoa faz sentido?
Se você suspeitar que está sendo enganado por um catfisher ou grifter, investigue a história deles. Os procure nas redes sociais e confirme por meio de sua própria pesquisa, se o que falam é a verdade. Considere qualquer inconsistência como um dos principais sinais de alerta e reaja de acordo.
Eles querem se comunicar fora da plataforma? É um contato novo? O número novo? Quem disse que esse contato é quem diz ser? Tudo que for fora do normal, desconfie.
Você está protegido em muitos sites legítimos de comércio, reservas e namoro, se mantiver todas as suas conversas registradas por meio do serviço de mensagens do site. As pessoas que solicitam que você se comunique por e-mail particular ou IM podem ter algo a esconder.
O que fazer se você foi vítima de um golpe online, ou tentativa de golpe online?
Nunca é fácil lidar com o fato de que você foi enganado e é normal ficar chateado com isso. Se for alguém em quem você confia, é natural sentir-se traído, bravo, triste e até deprimido. Embora você não consiga recuperar seu dinheiro ou mitigar todas as consequências, veja algumas maneiras de ser proativo após um golpe bem-sucedido e ou mesmo quando você desconfia que pode ser um golpe:
Corte o contato com o golpista.
Bloqueie o endereço de e-mail ou os perfis sociais e ignore todas as tentativas de aproximação.
Nunca, por nada, envie dinheiro para ninguém de forma online. Se uma pessoa precisa tanto de dinheiro, essa pessoa que ao menos, vá até sua casa, explique bem o motivo do empréstimo. Nunca envie mais dinheiro a ninguém.
Entre em contato com suas instituições financeiras e denuncie a tentativa e ou o golpe.
Caso tenha caído no golpe, saiba que nem sempre será possível recuperar o dinheiro enviado para um golpista, mas você pode tentar. Entre em contato com seu banco ou operadora de cartão de crédito e veja o que eles podem fazer. O mesmo vale para todos os serviços de terceiros que você possa ter usado em informação.
Recomendados pelo LinkedIn
Inutilize seu crédito.
Troque sua chave PIX, troque de cartão e informe ao banco. Se você foi enganado, inutilize seu crédito imediatamente para impedir que os golpistas abram novas linhas de crédito no seu nome.
Altere suas senhas.
Se você divulgou informações pessoais confidenciais ao golpista, seja proativo e altere suas credenciais de login online usando uma senha forte. Isso é muito importante em sites financeiros. Você pode evitar perdas adicionais bloqueando os golpistas.
Denuncie o golpe.
O golpe é um ato criminoso, veja aqui como denunciá-lo: Entre em contato com as autoridades relevantes da sua área e informe-as sobre o golpe. Se você foi enganado por meio de um site ou aplicativo, informe isso também. Seus relatórios podem ajudar bastante a impedir que outras pessoas sejam enganadas.
Compartilhe sua experiência.
Você pode sentir vergonha por ter caído num golpe. Isso é natural, compreensível e aceitável. Falar sobre sua experiência pode ajudar resolver seus sentimentos, especialmente depois de um golpe romântico um que se estendeu por um tempo. Você também pode ajudar a informar seus amigos e familiares sobre o golpe que o afetou.
Procure ajuda profissional para recuperar a auto-estima caso tenha caído em golpes.
Dói ser enganado e você não precisa carregar este fardo sozinho. Entre em contato com um profissional treinado em sua área se você tiver algum sentimento negativo forte, devido à sua experiência. Sabendo de um ente querido que caiu em Golpe, gaste um tempo para entender como o golpe pode ter afetado a auto-estima e a confiança da vítima. Apoie.
Como se proteger contra golpes
Agora que você conhece os sinais de alerta dos golpes, conseguirá evitá-los melhor. Pratique os seguintes hábitos de segurança para evitar os golpes sempre que estiver online.
Pesquise empresas e sites antes de comprar.
Não importa a urgência da oferta, ou o quanto você deseja o item ou serviço, faça primeiro a sua pesquisa. Leia as informações corporativas, os termos de serviço e a política de privacidade do site. Muitos sites fraudulentos, quando muito, terão apenas informações básicas, então verifique se o site é seguro antes de continuar. Procure opiniões de clientes e veja o que as outras pessoas têm a dizer. Verifique tudo e, se tudo estiver certo, vá em frente e compre.
Se você tiver um cartão de crédito, pague com ele.
Comparado com PIX, cartões de débito e transferências bancárias, os cartões de crédito são muito mais seguros. A empresa do seu cartão de crédito está do seu lado quando se trata de fraude, já que é o dinheiro deles em jogo e não o seu. Se você for enganado, os estornos são seus amigos.
Nunca baixe anexos ou clique em links de contatos desconhecidos.
Os golpistas podem usar anexos e sites para infectar seu computador com malware. Por exemplo, os cavalos de Tróia costumam entrar no seu dispositivo disfarçados de anexos inofensivos e eles podem conter rootkits, spyware ou adware. Alguns malwares apenas mostram anúncios, enquanto outros podem ser muito mais prejudiciais. Como regra geral, não clique em itens não confiáveis.
Mantenha informações pessoais para si mesmo.
Lembra-se de que muitos sites solicitam que você responda a uma série de perguntas de segurança, caso precise recuperar sua senha? Memorize as informações que você definiu como medidas de segurança e não as compartilhe. Caso contrário, os golpistas podem responder suas perguntas de segurança com facilidade. Obviamente, isso também se aplica a credenciais de login e números de conta.
Proteja-se
Se um site oferecer autenticação de dois fatores, use-a. Não é infalível, mas é melhor que nada. Use senhas fortes e exclusivas nos sites que você frequenta e armazene-as de forma segura com um gerenciador de senhas confiável.
Atualize sua segurança na internet com proteção completa
Quando se trata de evitar fraudes, um pouco de atenção ajuda bastante. Mas não importa o quanto você tenha aguçado seus instintos de detecção de golpes, sempre haverá alguém esperando você baixar a guarda. É aí que entra em jogo uma ferramenta forte e abrangente de segurança cibernética.
Como se proteger?
Eduque-se, compartilhe e ajude a diminuir os golpes. Fazer o bem, faz bem. Compartilhar conteúdo educacional contra a fraude previne novos golpes.
Se gostou do conteúdo, me siga no Linkedin.