SIGA GO: Gestão de Dados Geoespaciais com Softwares Livres e Seus Resultados

SIGA GO: Gestão de Dados Geoespaciais com Softwares Livres e Seus Resultados

O Problema e a Solução

A gestão de dados geoespaciais é parte fundamental do funcionamento de uma instituição que lida com esse tipo de arquivo, principalmente quando se fala em grande volume de dados. Para tanto, ter um sistema bem integrado faz toda a diferença na otimização das tarefas, principalmente no que tange a sistematização, organização e espacialização desses dados.

Por este motivo, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (SEMAD-GO), através da Gerência de Monitoramento Ambiental (GEMOA), em parceria com a Gerência de Tecnologia (GETEC), desenvolveu e implementou o Sistema de Informações Geográficas Ambientais do Estado de Goiás (SIGA-GO).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O Que é o SIGA-GO

O SIGA-GO é um sistema de gestão de dados georreferenciados totalmente construído com softwares livres e gratuitos. Utilizando-se dos poderosos recursos do Geonode e do Geoserver, a plataforma foi instalada nos servidores da secretaria para distribuir os dados de todo órgão para todos que tenham acesso, de diferentes níveis, ao banco de dados.

Sendo assim, em um primeiro momento, a própria construção do SIGA-GO já foi, em si, uma revolução no gerenciamento de dados dentro da SEMAD-GO. Antes da existência do SIGA-GO, as várias áreas do conhecimento, divididas em Gerências, dentro da secretaria, construíam seus dados, sejam eles polígonos de desmatamentos, linhas de cursos d’água, ou pontos com locais de outorgas de uso da água, e esse dado, geralmente, ficava contido ali. De certa maneira, isolado de outras áreas.

Agora, todos os dados da secretaria, e dados secundários, das mais diferentes fontes, utilizados como suporte para as análises espaciais, estão no mesmo repositório. É o famoso dividir para multiplicar. A partir do momento que todos estão trabalhando em prol de abastecer o banco de dados do SIGA, que irá prover esses dados para todas as áreas, todos estão, automaticamente, recebendo dados atualizados de todas as gerências. Isso otimizou demais os processos!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Geoserviços a Serviço da Otimização

Resolvido o problema da obsolescência dos dados e da morosidade de acesso a eles, foi preciso prover um acesso dinâmico aos mesmos. Sendo assim, optou-se por criar um geoserviço do SIGA, com diferentes níveis de acesso, para serem consumidos no QGIS. Não precisa ficar baixando dados, utilizar do arcaico modelo de envio de arquivos por e-mail ou mesmo armazenamento de dados no computador de cada funcionário. Tudo é consumido diretamente do servidor.

Abrindo o QGIS, através de uma conexão WFS, para arquivos vetoriais, ou WMS, para arquivos matriciais, mais de 200 camadas, e contando, estão à disposição para fazer qualquer tipo de análise espacial com dados integrados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Com vetores e imagens de satélites disponíveis facilmente, uma análise espacial simples pode ser feita de maneira muito rápida. Por exemplo, ao chegar uma coordenada com alguma denúncia de desmatamento, você abre ela no QGIS, consulta o banco de dados, carrega os mosaicos de imagens anuais do Estado de Goiás dos últimos 10 anos e, em menos de 3 minutos, já consegue saber se procede ou não a suspeita de supressão irregular de vegetação. Se sim, dá andamento no processo. Se não, faz a informação dizendo que não há e encerra o processo.

Esse é só um exemplo, pois todas as áreas, não apenas as de fiscalização e monitoramento, usam o SIGA de maneiras diferentes, para a gestão de dados, planejamento de ações ou consulta de informações.

Tecnologia a Favor do Meio Ambiente

Com todos na secretaria habituados ao uso do SIGA, foram criados fluxos de monitoramento do território goiano. A nova dinâmica e otimização das análises possibilitou o aumento em mais de 1500% nas autuações de desmatamento. Hoje a GEMOA é responsável por 85% das autuações da SEMAD. Processos que antes levariam meses, às vezes anos, para serem avaliados, agora são finalizados em questão de dias.

Com resultados tão relevantes, as notícias se espalharam e no Estado de Goiás as pessoas já sabem que qualquer supressão de vegetação irregular não passará em branco.

Painel de Dados com Python

O aumento no volume de dados gerados gerou uma nova demanda: a análise e acompanhamento desses dados. Para atender essa demanda, foi construído o SIGA Dashboard.

O SIGA Dashboard é uma série de painéis de dados, que conversa diretamente com as tabelas de atributos das camadas do SIGA, e geram gráficos e tabelas, atualizadas automaticamente sempre que um novo dado é inserido.

Pela necessidade que o projeto pedia de dar uma atenção especial para a questão espacial dos dados, optou-se, mais uma vez, assim como toda estrutura do SIGA, utilizar de ferramentas livres e gratuitas. Então, basicamente, o SIGA Dashboard foi todo construído do zero, utilizando bibliotecas do python, principalmente a plotly.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Um SIG para Todos Governar

O SIGA GO é um projeto de gestão muito relevante e com resultados expressivos para todo o Estado. Que demonstra duas coisas muito transgressoras. Geoprocessamento bem aplicado e estruturado é um caminho só de ganhos e que é possível criar um ecossistema de gestão de dados geoespaciais sem gastar uma fortuna com softwares proprietários.

É uma honra pra mim estar a frente desse projeto hoje, juntamente com meu superintentende, Robson Disarz, idealizador do SIGA e do Daniel Guzzo, servidor da SEMAD, além de todos os servidores da SEMAD-GO que contribuem para essa plataforma estar cada vez melhor.

Benevalter Junior

Market Research Analyst / Data Analyst

2 a

bacana

Ana Caroline Rodrigues Cassiano de Sousa

Analista ambiental | SEMAD-GO | Perícia Ambiental | Mestre em Ciências Ambientais

2 a

Que maravilha! O gerenciamento de dados geoespaciais é realmente um desafio para a gestão ambiental. Vejo isso também na esfera municipal: as agências/secretarias enfrentam esse grande desafio de tornar acessível e padronizar os dados coletados nas rotinas de trabalho e de otimizar seu banco de dados secundários conforme as necessidades de cada localidade… Parabéns Murilo e equipe, SEMAD sendo exemplo também para os municípios! 👏🏽👏🏽👏🏽

Wallas Castro

Licenciamento Ambiental | Regularização Fundiária | Sistema de Gestão Ambiental | Resolução de Conflitos | ESG

2 a

Boa Murilo Cardoso, usamos a base frequentemente para gestão hídrica

Sandro Laudares

Researcher, professor, spatial analysis and data science consultant.

2 a

Muito bom! 👏 👏 👏

Muito legal, Murilo!! Parabéns pela iniciativa! Estou elaborando uma plataforma de dados geoespaciais também para o ICMBio! Muito importante essa melhoria de visualização e integração dos dados.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Murilo Cardoso

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos