Sim, vejam bem.

Como não poderia deixar de ser, também pertenço aquele grupo de pessoas que considera que as suas reflexões sobre o ato eleitoral é superior à dos demais, pelo que de forma não solicitada, venho partilhar as mesmas.

 

Em primeiro lugar, entre os possíveis motivos para as sondagens que precederam as eleições, o menos depreciativo é preocupante, seria a incompetência, já que a alternativa leva a que, sem provas, se lese a honra dos envolvidos, o que não se fará, não preenchendo este quadro, na 1 situação descrita, já que qualquer pessoa com bom senso, reconheceria a própria incompetência ao apresentar resultados tão afastados daquilo que se veio a revelar como realidade.

           Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República que dissolveu a Assembleia, sendo que poderia perfeitamente ter aguardado até Janeiro para que se continuasse a tentar um acordo sobre o Orçamento, acabou não só por viabilizar um governo de maioria absoluta do PS, mas sobretudo por acrescentar 11 deputados ao Chega … Fui da opinião de que Marcelo se deveria demitir caso as eleições antecipadas revelassem os mesmos resultados que existiam aquando da dissolução. E agora? É que vejamos, os resultados não foram propriamente iguais: PS mantêm-se no Governo, agora com a agravante de poder “fazer o que quer”, e por outro lado, à mesa do “Deus, Pátria, família e trabalho”, já são 12 o número de discípulos “à mesa” …

Se por um lado viabilizou o PS com Maioria, por outro, Rui Rio saiu derrotado e, depois da estocada que o presidente lhe deu com aquela oculta reunião com Rangel, vem agora o “coup de grâce” no tutor do Zé Albino … Para além disso, o Chicão foi com um regimento de cavalaria procurar o D. Sebastião, a esquerda sai como grande derrotada da noite ( PS é esquerda quando dá jeito ser), os votos que o Cotrim roubou ao PSD serão, em teoria, facilmente recuperáveis por um líder mais carismático e menos autoritário, pelo que se eu fosse o Professor Marcelo, apesar do sabor agridoce (isto assumindo que a Covid não lhe tirou o gosto), não terá sido o pior dos resultados para Marcelo, pelo que dizer que se deveria demitir, nestas condições, seria uma opinião subjetiva minha, que apesar de subscrever, não posso defender objetivamente.  

O que é que podemos esperar de uma maioria PS? Não sei como escrever isto em Inglês Técnico, mas a última que tivemos foi a daquele engenheiro que mandou demolir um prédio aqui em Viana, um que chegou a ser inquilino em Évora, se bem que não sei se não seria um primo dele o arrendatário… Prometo que por este trecho se fica o populismo, porque não quero crer que o facto de se conhecer e relacionar com alguém nos faz iguais a essa pessoa, nem cair no “são todos iguais”, ainda que esteja presente como observador na formação de tantos que lá acabam, e poucos são aqueles que não se tornam, efetivamente iguais, o que, não os faz automaticamente criminosos, apenas com uma moralidade de flexibilidade desenvolvida.

A verdade é que todos queremos chegar a algum lado, em nem todos estamos dispostos a abdicar da nossa posição a favor de ideologias, coisa que a CDU e BE fizeram, vendo assim a sua representação na Assembleia emagrecer. O PSD fez o mesmo, só que o PSD pensou mesmo que um partido que estava, como já tem sido seu apanágio, a implodir, poderia fazer frente a um Governo que, ainda que com alguns atropelos pelo percurso, se mostrou como relativamente unido ou, no mínimo, com o seu de cada um, bem definido. Quem perde? O Zé Albino, cujas endorfinas e serotonina vão entrar em crash, depois de ver as notificações do Twitter a diminuir gradualmente, até à “insignificância” … Isto porque até à altura em que o Rui Rio vai andar a bater-se com o Marques Mendes pelo posto de candidato do partido à Presidência da República, ainda deve fazer algum tempo, e a esperança média de vida dos gatos, não é muita, infelizmente. Contudo, copo meio cheio, a maioria do PS poupou o Doutor Rui Rio ao escárnio e represálias que iria sofrer quando se fosse coligar com o chega.

Nunca pensei que o PSD fosse a resposta que o nosso país busca, de momento, porém também não previa que houvesse tanta gente a achar que o PS merece governar a bel-prazer, e, depois de se ter criticado tanto os círculos eleitorais, o Hondt lá nos safou de 17 cheganos na Assembleia, se um populista de apologia fascista incomoda muita gente, acrescentar uma equipa de futebol ao antigo comentador CM, incomoda muito mais! E por incomoda, quero eu dizer a manutenção da democracia, que curiosamente, é através do funcionamento da mesma que potenciamos o seu fim …

Rui Tavares aproveitou da melhor forma o tempo de antena que lhe foi concedido e para além de eleito, tornou-se num “good take” dos pseudo intelectuais do Twitter, que apesar da sua Jótice, ainda têm 1% de espaço no disco para não regurgitar a propaganda e mimicar prepotência mascarada de classe, que se espalha como covid em Janeiro …

Catarina Martins vai continuando a lutar pela diversidade, encabeçando um BE cada vez mais homogéneo e o Jerónimo, bom, enquanto não se atualizarem os pcs dos lares para algo que não seja o Windows 95, vai andar a defender os interesses dos trabalhadores e a fornecer material multimédia para a JS manipular. Brincadeiras à parte, o respeito que tenho ao Jerónimo é tão grande quando a vontade de lhe dizer que a par de Marcelo, Cavaco e outros tantos que, ainda que as ideologias sejam totalmente distintas, se cria a ideia de que é preciso estar perto de, dentro de ou depois da idade da reforma para que se ocupem certos cargos políticos, o que, ainda que reconheça a necessidade de alguma experiência política e de vida para os ocupar, seria expectável que alguém menos velho o fizesse.

Tenho algum receio dos próximos anos, não tanto quanto teria se estivéssemos prestes a vivenciar um governo PSD-Chega-IL ( entre outras possíveis variantes que detenha ou aceitem acordos com a extrema direita), mas não deixo de ter receio, já que a relação do Doutor António costa com os Direitos Fundamentais, não tem sido a melhor, salvaguardando claro as situações em que o cumprimento e salvaguarda dos mesmo lhe sejam favoráveis, como foi o caso destas últimas eleições.

Sinceramente, acho que está na altura de se colocar uma senhora a arrumar a casa que é este país, e eleger uma primeira ministra. Para mim? Marta Temido andou a comer merda de forma quotidiana nos últimos dois anos, vendo o reconhecimento do trabalho feito ser dado ao senhor que era apolítico e agora já estuda uma candidatura a Belém … Atenção, não vos estou a “dizer” que a senhora é perfeita, que já demonstrou também por diversas declarações que não o é, estou apenas a dizer que admiro a sua coragem, estofo e o facto de nunca ter virado as costas e “ido embora”, o que seria bem mais fácil.

Também não estou a dizer que sou PS, que não sou, deixei apenas uma ideia de que as vezes o mudar não será necessariamente de partido, mas de perspetiva. Contudo, o PS já está a preparar o Pedro Nuno Santos para ser o próximo da linha e o PSD, bom, o PSD é o PSD, pelo que não veremos uma senhora a liderar o país, pelo menos nos próximos 10-15 anos. Queria só deixar uma nota em relação aos eleitores da IL, e perceber se existe algum liberal cuja categoria profissional lhe dê poucas esperanças de uma melhoria significativa do seu nível de vida nos próximos anos … Claro que me vão dizer que isso não sucede porque precisamos de politicas liberais, porém, meus caros, terei de retorquir que os senhores sabem bem quem é o vosso eleitorado, e que enquanto o PSD existir, o vosso teto estará sempre dependente do apoio que o líder desse partido reunir. Todavia, tenho de os parabenizar, quem vende aquela caneta por três euros, consegue vender gelo a um esquimó.

A todos aqueles que se abstiveram, peço que para além de comentários, se abstenham também da prática de atos que viabilizem a vossa reprodução, porque estes resultados já demonstram que a matéria prima com a qual “trabalhamos”, já não é a melhor, pelo que não seria muito benéfico continuar a trazer comentaristas de café para o mundo, que por muito que nasçam sem mácula, vão acabar formatados pela frustração de crescer condicionados por este cocktail de genes e experiência de ser criados por pelo chico espertismo.

Até a uma próxima, se a houver, entretanto, saúde e cautela,

A.C

 

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos