Sim, o ChatGPT já superou o hype cycle!
O Gartner Hype Cycle é uma representação gráfica dos estágios do ciclo de vida de uma tecnologia, desde o desenvolvimento inicial até sua disponibilidade comercial e adoção, bem como seu eventual declínio e obsolescência. Foi desenvolvido pela empresa de pesquisa Gartner.
Os estágios do ciclo hype são frequentemente usados como pontos de referência em relatórios de marketing e tecnologia, bem como para orientar as decisões de tecnologia por seu nível de conforto com o risco. Cada etapa do ciclo está associada a seus próprios riscos e oportunidades.
O ciclo geralmente progride através de cinco fases antes de atingir a maturidade.
1. Innovation trigger (ou “gatilho da tecnologia”): Essa fase se atinge quando uma tecnologia começa a ser amplamente divulgada pelos meios de comunicação, despertando o interesse das pessoas. No caso do ChatGPT, a pesquisa da OpenAI começou há anos, desenvolvendo os algoritmos com os LLMs do GPT-2, GPT-3 e GPT-3.5 que foram os gatilhos que levaram à criação do ChatGPT, estabelecendo as bases para o chatbot. Apesar da OpenAi ter optado por seguir o caminho da API ao em vez de trabalhar com a inovação aberta, seu ritmo constante de inovação consolidou seu lugar como trending topic entre seus entusiastas.
2. Peak of inflated expectations (“pico de expectativas infladas”): Essa fase se materializa com o auge da popularidade da tecnologia e das expectativas geradas por ela. Nesse estágio, a cobertura da mídia e as expectativas dos usuários atingem o máximo histórico, representando o auge do hype em torno do produto. Como nunca antes visto no mercado o ChatGPT atingiu 1 milhão de usuários em apenas 5 dias após o lançamento, com a atenção da mídia ampliando ainda mais as expectativas associadas ao serviço.
Recomendados pelo LinkedIn
3. Trough of disillusionment (“vale da desilusão”): Essa fase se dá quando começa a ocorrer uma queda na curva do hype cycle, indicando que houve um exagero de expectativa em torno da tecnologia e que o público passou a considerá-la como mais uma onda que não era “tudo aquilo que falaram”. O que vimos foi que a experimentação da tecnologia começou a expor as suas deficiências. Encontramos diversos relatos no início do ano onde os usuários começaram a encontrar os 'jailbreaks', que eram maneiras de fazer com que o LLM evitasse sua programação e fornecesse respostas que violassem a política de conteúdo da OpenAI. Isso, juntamente com outros erros básicos do chatbot – como a falha em multiplicar -1x-1x-1 ou a incapacidade de escrever uma frase que termine com uma letra específica – levou a um número crescente de detratores do bot. Porém o que vimos foi que os verdadeiros recursos e utilidades do bot não foram esquecidos, resultando em um aumento lento na adoção por usuários que encontraram valor no serviço. Essa entrega de valor, em diversos contextos, é inegável.
4. Slope of enlightenment (ponto de esclarecimento): Depois de todo exagero e superada a desilusão, nesta fase os usuários constatam de maneira mais madura todas as potencialidades e capacidade do produto como um todo. Hoje diversas empresas e profissionais adotam o chatGPT em parte de suas rotinas o que tem contribuido para o ecossistema e ajudado a resolver alguns de seus problemas mais patentes. Depois de superada toda decepção em torno do produto todo um ecossistema surgiu em volta de usos do bot. Muitos usuários começaram a criar utilidades e adicionaram extensões ao ChatGPT, tornando-o cada vez mais eficiente e poderoso. Esta fase também viu o surgimento de tutoriais que forneceram insights sobre os prompt engineering e como tirar o máximo proveito do ChatGPT, aumentando ainda mais sua usabilidade e utilidade. Foi lindo acompanhar de perto as primeiras semanas de 2023 quando é surgiu essa nova disciplina para desenvolver e otimizar prompts possibilitando o uso eficientemente dos modelos de linguagem (LLMs) para uma ampla variedade de aplicativos e tópicos de pesquisa.
5. Plateau of productivity (platô de produtividade): Nessa fase a tecnologia atinge maior estabilidade, passando a ser aceita pelo público de maneira menos exagerada. O que vemos aqui é maturidade de mercado e ampla adoção pelo público, o que hoje ocorre com o chatGPT. O produto passou por melhorias e atender a diversas necessidades do público para a qual foi desenvolvida. Muitas tecnologias não chegam a esse ponto, como evidenciado pela métrica de "obsoleto antes do platô" analisada pela Gartner. O que podemos constatar é que o ChatGPT está em franca ascensão para a jornada do platô.
O GPT atravessou o Hype Cycle em tempo recorde, aproveitando o momento de encantamento das redes sociais pela IA. A maturidade está sendo atingida com a adoção generalizada por pessoa e empresas. A Microsoft tratou de reforçar o ChatGPT adotando o mesmo padrão de plug-ins abertos que o ChatGPT utiliza, e em diversos de seus produtos como o teams ou o Bing, em amplo lançamento de produtos de IA. Todos já esperam com expectativa as novas fases de desenvolvimento do produto, e esta mudando a forma como as pessoas produzem, otimizam o tempo, interagem na web, via assistentes virtuais, o que vemos mesmo em empresa mais conservadoras, tendo superado em minha opinião o hype cycle com louvor.