Simplesmente Digital
Mundo Digital : A qualquer hora, de qualquer lugar com conteúdo confiável.
O tema Digital tem vários significados hoje em dia. O que exatamente compõe o mundo Digital?
É mobile, mídia social, web, e-commerce, gestão de conteúdo e marketing Digital. Todos estes temas são realmente importantes, porém o mais importante é o que Digital representa. É uma nova forma de envolver, capacitar e interagir com seus clientes, funcionários, governo e parceiros de negócio.Assim, com Digital, o indivíduo, o usuário se torna o centro de tudo.
Escutamos falar muito de uma tecnologia orientada a pessoa, a sua usabilidade ou experiência do usuário. Estas são todas as partes centrais do mundo Digital e por isso é necessária uma habilidade diferenciada para que a empresa participe efetivamente deste novo conceito.
Para viabilizar o modelo Digital hoje, precisamos de estúdios para desenvolver o design, especialistas com foco na experiência do usuário, e até psicólogos comportamentais e antropólogos culturais, ajudando a definir quais experiências são relevantes no desenvolvimento do nosso modelo Digital.
A primeira grande força é Mobile. A maioria das pessoas ainda pensa em Smartphones e Tablets, quando pensam em Mobile. Fazer as mesmas coisas que sempre fizeram mas com um dispositivo diferente. Os sistemas existem, os dados existem mas o desafio é que as atividades que fazemos hoje no computador tais como apontar, clicar e digitar não necessariamente irão funcionar com o toque, a rolagem e com os sistemas de reconhecimento de voz, padrões esperados na utilização de Smartphones e Tablets.
Qual é o padrão de interação que você espera com o seu dispositivo móvel? Onde as pessoas em geral estão acostumadas a um nível diferente de experiência em suas vidas pessoais na utilização de seus dispositivos pessoais. Desta forma esta sendo requerido um nível diferente de interação e envolvimento com as coisas que "Eu costumava comprar" ou "as coisas que eu realmente faço no meu trabalho dentro e fora da empresa". Por isso é necessário repensar o nível da experiência, mesmo que sejam em áreas ou atividades que sempre executamos, como é que vamos fazer por exemplo a força de vendas remota se tornarem mais eficazes, utilizando as ferramentas de hoje, apenas fazendo as coisas que nós sempre fizemos e usando a tecnologia para fazer coisas fundamentalmente diferentes.
Quando você pensa além de Smartphones e Tablets, onde entramos nos Wearables e internet das coisas, é cada vez mais a tecnologia entrando em nossas vidas, trazendo mais conhecimento e conectividade para as pessoas.
Os benefícios destas novas tecnologias não são as peças individuais de Smartglasses ou Smartwatches ou sensores inteligentes, mas como podemos introduzir a tecnologia em lugares que eram antes inviáveis por causa da logística, por causa de segurança ou até mesmo aprender mais sobre o nosso negócio, nossos clientes, nosso mercado ou habilitar e capacitar as pessoas a fazer seus trabalhos de forma diferente.
A partir Wearables para óculos inteligentes por exemplo é interessante para um concierge do hotel obter informações on-line para seus clientes. É realmente fascinante para o funcionário subir em uma torre de energia e fazer um reparo por exemplo onde é possível mostrar e guiar o trabalho remotamente permitindo então visualizar e passar instruções para reparar algo complexo em tempo real, hands-free e heads-up. E toda a documentação está sendo criada automaticamente porque há uma foto sendo tirada do reparo que está sendo feito com a marcação de data e a identificação do local, garantindo o que foi executado. Finalmente essas novas tecnologias, Wearables e dispositivos conectados, nos permitem introduzir tecnologia onde não era possível antes, para transformar a maneira como o trabalho é feito.
Outro tópico importante em Digital são as mídias sociais. A mídia social é, por vezes, desprezada pelas pessoas que olham para o tema e pensam: "não é mais que uma distração?" ou “uma perda de tempo"? Na realidade mídia social pode ajudar a reprogramar a forma de trabalho de uma organização, é o entendimento do negócio, é sobre entender "quem sabe o quê?", "Quem conhece quem?", "Como é que as decisões são tomadas?" E "Como é que o trabalho começa a ser feito?". Mas não é apenas dentro da empresa, mas principalmente para fora da empresa, de modo que a mídia social seja uma maneira de se conectar com seus clientes, seus usuários, até com os clientes em potenciais de seus concorrentes de uma maneira direta e autêntica.
O outro grande tema para Digital é marketing. O papel do marketing está mudando, não é apenas sobre a marca e divulgação, é cada vez mais ligado a vendas, assistência técnica e desenvolvimento de produtos, de modo que a complexidade do marketing está crescendo, mais de 60% do que está sendo gasto em mídias, em algumas grandes empresas é focado em Internet. A maioria dos CMO’s depende hoje das agências e suas ferramentas para gerenciar todas as campanhas e a distribuição de conteúdo, isto está mudando, muitas empresas estão internalizando estas atividades e atualmente existem ferramentas e tecnologias disponíveis para que isso ocorra.
O grande ponto a ser discutido é que para se ter sucesso no mundo Digital é necessário garantir o nível de usabilidade do usuário. O usuário precisa ver uma utilidade na utilização do dispositivo e precisa ser de fácil uso e rápido acesso.
Finalmente é um caminho sem voltas e todas as empresas deverão estar de alguma forma envolvidas e presentes no mundo Digital.
Veja mais sobre este tema em CIO Program da Deloitte
Jornalista | Escritora | Autora Best-Seller | Ghost Writer | Mentoria “Método Digital Branding” - Marca Pessoal - há mais de 10 anos.
9 aClaudio, interessante sua análise. Recentemente fiz um estudo sobre a presença do mobile no mundo digital. Com o aumento do uso dos smartphones, acredita-se que até 2017 cinquenta por cento dos usuários terão a expectativa de comprar em qualquer lugar e a qualquer momento, segundo a NRF - National Retail’s Federation (2015). Os dispositivos móveis passaram a estar muito mais próximos das pessoas e são a ponte entre a loja física e a loja virtual exigindo a integração entre os canais. A informação e o poder de compra estão na palma da mão. Portanto, o conteúdo digital e o conteúdo oferecido pelas lojas físicas precisam estar alinhados e adequados às suas expectativas para que a experiência de compra não seja frustrante para o consumidor.
Regional Sales Director
9 aClaudio Soutto Mayor Cangi, brilhante publicação!!! Concordo 100% com os conceitos e posicionamento aqui expostos. Se me permite, faço um observação complementar: como garantir o rápido retorno sobre os enormes investimentos que as empresas e grandes corporações estão fazendo para "SER DIGITAL"??? Analise esta solução: www.dynatrace.com
Claudio Muito boa essa abertura de discussão sobre o amplo tema das tecnologias digitais! De fato, a implementação de projetos de marketing digital demanda uma grande variedade de perfis que dificilmente serão encontrados em uma única fornecedora de serviços. Estou investigando o tema e cada vez mais me convenço do papel fundamental das integradoras nesse contexto.