Sinergia em 2019
Sinergia é uma daquelas palavras que fizeram muito sucesso no final dos anos 90 e início dos 2000, assim como “reengenharia”, “feedback” e tantas outras. Muitas delas ainda estão por aí, às vezes até com significados diferentes, ou porque o significado não estava mesmo tão claro na época rsrsrs.
Em tempos de Instagram, “síndrome de Burnout” e networking cada vez mais fortes, a sinergia ainda é uma palavra muito utilizada nas áreas de compras (ou Purchasing, ou Procurement, ou como queira chamar); ainda é uma ideia muito interessante, e que pode realmente fazer muito sentido.
Hoje existem empresas com departamentos focados na identificação e captura de sinergias; e dos savings decorrentes delas, é claro. Quando pensamos em empresas globalizadas, com atuação em diferentes países, pertencentes a holdings, pensamos em unificação de processos, padronização de procedimentos e uma séria de eficiências possíveis. Esta é a Sinergia que muitos pensam ainda hoje.
Sinergia pode ser muito mais. Pode ser mais do que o famoso 1+1>2. A Sinergia pode ocorrer entre categorias de compras, mas também entre departamentos, em empresas do mesmo setor, entre empresas concorrentes, e outros cenários. O segredo para que ela tenha sucesso é sem dúvida a gestão. Uma boa definição de metas reais, possíveis e onde todos os envolvidos estejam alinhados para alcançar o mesmo objetivo faz com que o sucesso da empreitada seja muito mais provável.
E vc, o que pensa sobre a sinergia? O que ela é para você? Como alcançar e fazer dar certo?
Abs!