SINERGIA – EMPRESAS E CONTADORES
Os tempos mudaram para os escritórios de Contabilidade. A era analógica ficou para trás. As empresas, inclusive as pequenas e médias, estão vivenciando um processo de ruptura de sistemas antigos com base em inovações tecnológicas e de gestão. Isso demanda das parcerias contábeis muito mais do que simplesmente atender ao Fisco.
Entendemos que as obrigações fiscais devem ser entregues tempestivamente, feitas com muito cuidado, cruzadas entre as demais obrigações e enviadas ao cliente. Isso é o que todo escritório faz, ou deveria fazer, mas atende apenas ao Fisco. Não acrescenta nada à gestão da empresa.
As informações contábeis e fiscais (impostos), quando elaboradas de forma adequada e orientadas aos controles gerenciais tornam-se uma excelente ferramenta. Esse nível de atendimento já proporciona uma sinergia significativa para a empresa, principalmente quando há interação positiva entre a administração e os contadores.
O nível mais elevado dessa parceria é atingido quando o sistema ERP utilizado pela empresa contempla também a contabilidade, os registros fiscais, controle patrimonial e o atendimento às obrigações fiscais (SPEDs), sob a supervisão da Contabilidade externa.
Estamos obtendo muito interesse e sucesso na apresentação desse modelo aos nosso clientes, inclusive orientando a implantação desses módulos no âmbito contábil e fiscal.
Milton F.R.Nogueira - BPO Consulting
Consultor/Implantação Sistema ERP
8 aQuem deseja ser um "guarda livros" pode fazer um técnico contábil. Atualmente as faculdades estão formando consultores e assessores empresariais. O bacharel contábil está além de débitos e créditos.