A sinergia entre Relações Governamentais e Compliance foi tema da 5ª Semana de Educação Executiva da FGV
Com a exímia condução de Thiago Jabor (Mattos Filho), Diogo Brunacci, executivo de Relações Governamentais e Daniel Sibile, executivo de Compliance, ambos atuando na Oracle, discutiram de forma descontraída os alcances e limites de suas funções. O fato dos debatedores trabalharem na mesma empresa, permitiu que em suas exposições, a possível e necessária sinergia entre as áreas de Relações Governamentais e Compliance ficassem claras.
Thiago, que atuou em relações governamentais e atualmente está à frente da área de Ética Corporativa e Compliance do escritório de advocacia Mattos Filho, no iniciou de sua participação afirmou que trabalhar em uma empresa que possui um programa de integridade em funcionamento é fundamental para o profissional de relações governamentais, já que esse, se sente protegido. Segundo ele, “Compliance é um escudo”. Sobre essa questão, Diogo Brunacci sintetizou com a palavra “Ufa”, como é vantajoso trabalhar sob a proteção desse escudo. A operação Lava Jato, como não poderia deixar de ser, foi utilizada como exemplo, mas nesse caso, como bom exemplo.
Para Daniel Sibile, desde que essa operação da Polícia Federal teve início, os treinamentos em compliance ganharam nova dimensão. Mais do que nunca, a importância de relacionar-se com o governo de forma ética, transparente e impessoal é palpável. Para ele, compliance, pode ser entendido como “bom senso em formulários” e dividiu com os participantes uma dica prática: se o profissional se sentir confortável para relatar a sua família o conteúdo das reuniões das quais participa, com certeza a ética está sendo respeitada. Ao término do bate papo entre os convidados do MBA em Relações Governamentais, os participantes trouxeram importante contribuição ao debate.
Conheça o que o MBA em Relações Governamentais pode oferecer à sua carreira:
Relações Institucionais e Governamentais| Assuntos Regulatórios| Educação| ESG Sustentabilidade e Social |Mestre em Tecnologias Aplicadas à Bioenergia (Energias Renováveis - concentração em Gestão Ambiental)
6 aÁreas transversais,! Ambas exigem a transparência.
Relações Institucionais | Comunicação Corporativa
6 aPolyanna Pompeu de V. Melo