Sinopse da Live com Isabela Brito no Instagram dia 16/6/2020 "Mitos e Verdades no Linkedin"​ #45
Foto do Instagram

Sinopse da Live com Isabela Brito no Instagram dia 16/6/2020 "Mitos e Verdades no Linkedin" #45

Introdução:

Olá, boa noite a todos. Meu nome é Cabreira, e é um grande prazer estar nesta live a convite da Isabela. Sou formado em Eletrotécnica e Telecomunicações e trabalhei 43 anos em duas grandes empresas multinacionais de Telecomunicação. Hoje tenho uma empresa de consultoria em Telecomunicações, que fundei em 2017.

Minha longa história com o Linkedin começou há 11 anos atrás, quando um amigo meu achou um absurdo eu não ter um perfil no Linkedin (conto está história num dos meus artigos sobre Networking que tenho em meu perfil, quem tiver interesse de ler fique à vontade e deixe lá um comentário que terei o maior prazer de ler e comentar)

Em 2017 deixei minha trajetória no regime CLT, me aposentei e resolvi fundar a minha empresa de consultoria, no Linkedin tinha em torno de 2.000 pessoas, a grande maioria pessoas que eu conhecia pessoalmente, pessoas da minha área de atuação. Então com este pessoal resolvi promover minha nova empresa, o resultado foi desastroso, nada funcionou porque eu estava preso numa bolha de pessoas semelhantes a mim, que agiam no Linkedin da mesma forma que eu durante 9 anos. Todos nós considerávamos o Linkedin um currículo on line, e ninguém interagia.

 Então decidi que eu deveria sair da bolha que eu me encontrava e a saída era buscar novas conexões, e comecei a convidar pessoas de várias áreas que tivessem atividade na rede, não importando a área. Foi assim que conheci muitos profissionais, com muito conteúdo de várias áreas do conhecimento humano, e com este pessoal tenho aprendido muito graças a generosidade que compartilham conhecimento nesta fantástica rede. 

Para esta live eu preparei os mitos e verdades, que considero mais relevantes no Linkedin para compartilhar com vocês, desta forma eu selecionei 5 mitos:

#Mito 1: Linkedin é uma plataforma on line para buscar emprego!

Verdade: O LinkedIn é uma rede social profissional com foco em alavancar carreira, gerar oportunidades de emprego ou negócios e ainda construir um potente networking. Existem muitas possibilidades no Linkedin, eu mesmo tenho exemplos, já fui descoberto por pessoas que buscavam um consultor com meu perfil e minhas características.

#Mito 2: Usar a rede Linkedin para manter contato com conhecidos!

 Verdade:  A verdade é que a rede Linkedin tem como missão conectar as pessoas e torná-las mais produtivas. Não é uma plataforma para manter contato com conhecidos, ao contrário, você deve sempre buscar uma rede plural e manter contato com os mais diversos perfis, gerando interação na rede e fazendo comentários edificantes e construindo novas amizades.

#Mito 3: Assinar conta Premium no IN e esperar que a oportunidade venha até você!

Verdade: Assinar uma conta Premium certamente traz muitas vantagens, como por exemplo os índices de comparação com outros candidatos a uma determinada vaga que o Linkedin seleciona para você, baseado nos dados do seu perfil ou até impulsionar o perfil nos mecanismos de busca, mas se você não está constantemente interagindo na plataforma não haverá resultados.

#Mito 4: O Linkedin não funciona!

Verdade: Muitas vezes vejo este tipo de afirmação, muita gente acredita nisso, e se não existir um cuidado com seu perfil, se não existir o hábito diário ou semanal na rede, realmente não vai funcionar. Entretanto se você tiver um olhar positivo e pro ativo para a plataforma Linkedin, esta poderá gerar inúmeras oportunidades de emprego ou negócios. Interagir é a chave, é a forma de você mostrar sua presença e aproveitar as oportunidades. Criar um perfil e não interagir, até funcionou no passado, quando as oportunidades eram maiores, mas hoje com o mundo funcionando numa velocidade nunca vista, você precisa estar presente no mundo on line.

#Mito 5: Chegar ao limite de 30.000 conexões é para poucos!

Verdade: O Linkedin limitou o número máximo de conexões em 30.000, provavelmente por uma questão de custos, afinal todas as conexões precisam de uma memória nos servidores, do banco de dados do Linkedin. Mas qualquer pessoa pode chegar neste limite, basta ser persistente e convidar as pessoas certas, pessoas que interagem na plataforma. Na minha experiência, 50% das pessoas que tem interação na plataforma, que você convidar irão se tornar suas conexões, entretanto mais de 85% das pessoas sem interação na rede, certamente não irão considerar ou até mesmo ver seu convite e não se conectar. Por quê é importante ter uma rede com muitas conexões e seguidores? Porque o algoritmo do Linkedin propaga seus comentários e atividades num universo proporcional ao número de conexões, seguidores de sua rede e interesse de assuntos dos quais você participa e desta forma você multiplica as chances de novas oportunidades ficarem disponíveis para você.

Mensagem final:

Em outra oportunidade poderei falar de outros mitos do Linkedin, mas tenha sempre em mente que o Linkedin é uma rede social profissional de alcance mundial, não existindo fronteiras e se você já participa ativamente dela você já está no caminho certo de obter o sucesso. Tenho vários artigos no meu perfil que podem ajudar na construção da sua rede e esclarecer muitos pontos e se você tiver dúvidas ou quiser interagir comigo, fico à disposição. Obrigado a todos pela atenção e grande abraço.

Com certeza, Cabreira fez um trabalho valioso ao desmistificar o LinkedIn! Ao abordar os mitos e verdades dessa rede social profissional, ele contribuiu significativamente para que os usuários possam tirar o máximo proveito da plataforma.

Geisa Luz

Consultora em Doenças Raras | Enfermagem Pediátrica | TEDx Speaker | Docente Adjunto Doutora FAMEMA | Líder GNNRD BRASIL

4 a

Cabreira . Adorei conhecer um pouco mais sua história. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos