Sinopse de hoje!
CONFISSÕES DE UM CORNO FELIZ
Por: Wagner Rotta
Personagem:
FILADELFO
SINOPSE
Filadelfo vem de uma família de cornos: seu pai foi corno, seu avô foi corno e todos seus ascendentes foram cornos. Ele também é corno, mas não admite. É completamente apaixonado por Elizabeth e confia nela cegamente. Conheceram-se numa sala de bate papo da internet e ele se apaixonou por ela de imediato.
Enquanto a espera para um jantar, ele conversa com a plateia como a conheceu e por que não confia em nenhuma outra mulher além de Elizabeth. Porém, de santa ela não tem nada e passa a peça inteira enrolando Filadelfo sem que ele perceba. No final ele vai para a cama dormir sozinho e feliz, enquanto ela diz que está numa reunião de “negócios”.
Segue um trecho da peça.
FILADELFO – Conheci a Elizabeth numa sala de bate papo da internet. Depois de tudo o que havia acontecido, eu não confiava em mulher alguma. Queria o anonimato. Um relacionamento virtual. E não existe melhor lugar para o anonimato do que a internet. Ali você pode ser quem você quiser e como quiser: loiro, moreno, alto, forte, olhos azuis, verdes, castanhos, ter a idade que quiser a profissão que quiser. Morar onde quiser. Conhecer pessoas do mundo inteiro. E o melhor de tudo. Sem que as pessoas saibam quem você é. É manter o relacionamento só no virtual que você não vai ter problema algum. Eu nunca vi ninguém reclamando de um chifre virtual. (Pequena pausa) Quando eu entrei na sala de bate papo, usei o pseudônimo de “Gatão da Web”. Bonito, não acham? Chama atenção. Gatão da Web. Ela logo apareceu com o pseudônimo de “Gatinha Manhosa”. Logo vi que ela era a mulher da minha vida. Eu me apaixonei pelo pseudônimo dela, “Gatinha Manhosa”. Depois por ela. Vocês querem saber como foi? Eu vou mostrar. (Filadelfo senta-se numa cadeira com um teclado de computador da mão e começa a digitar. A conversa entre eles aparece num telão)
FILADELFO – (Teclando) Boa noite, tudo bem?
GATINHA MANHOSA – (Teclando em off) Boa noite! Comigo tudo bem, e com você?
FILADELFO – (Teclando) Tudo bem. (Pausa) Quantos anos? De onde? É casada? Estou apaixonado por você!
GATINHA MANHOSA – (Teclando em off) Nossa! Como você é rápido.
FILADELFO – (Teclando) Não consigo mais viver sem você. Vamos nos encontrar?
GATINHA MANHOSA – (Teclando em off) Quando?
FILADELFO – (Teclando) Agora. (Levanta-se deixando o teclado de lado) E foi assim que eu conheci a minha Elizabeth. Foi amor a primeira “teclada”... Eu não tenho ciúmes da minha Elizabeth. Confio nela plenamente. Minha Elizabeth está sempre me ligando para me dar satisfação do que ela vai fazer. Bobinha ela. (Ri e depois fala como se estivesse contando um segredo) Eu tenho tudo gravado. Quando ela liga, eu finjo que não estou em casa só para não atender ao telefone e gravar a mensagem dela na secretária eletrônica. (Ri) Deixa eu mostrar para vocês. (Pega uma enorme caixa em baixo da cama e vira no chão. A caixa está repleta de fitas de secretária eletrônica) Eu tenho tudo gravado. (Revira as fitas e pega uma) Fita 327, essa aqui é ótima. (Coloca a fita para tocar na própria secretária) Escutem só que mulher maravilhosa.
ELIZABETH – (Off) Oi amor. (Fala com voz melosa) O meu amoreco acordou bem?
FILADELFO – (Faz uma pausa na fita) Neste dia ela tinha uma viagem de negócios e saiu muito cedo. (A fita volta a tocar)
ELIZABETH – (Off) Você sabe que eu detesto estas viagens de negócios. Mas não tinha como evitar. Não podia deixar o meu chefe ir sozinho para Porto Seguro. Ele não conhece nada por lá.
FILADELFO – (Nova pausa na fita) A Elizabeth é um amor de pessoa. Em momento algum ela foi obrigada a ir nesta viagem, ela foi por que queria ajudar o seu chefe. Imagina se ele se perde em Porto Seguro. Como ficaria o emprego dela? Ela tem um coração enorme. Ela é capaz de tirar a roupa do próprio corpo para ajudar outra pessoa, mesmo que ela não conheça esta pessoa. Vamos ouvir mais. (A fita volta a tocar)
ELIZABETH – (Off) Então amorzinho, eu estou indo com ele hoje. Amanhã, sexta-feira, é o dia da reunião com os baianos, mas nós temos que chegar antes para verificar se está tudo dentro do solicitado pela nossa empresa. Você sabe como os baianos gostam de uma festa. Então eles nos convidaram para participar de uma festa que vai começar amanhã à noite e só termina no domingo. Mas como segunda é feriado, e feriado na Bahia sempre tem festa. Não ir nesta festa seria uma afronta ao povo baiano. Eu só vou poder voltar na terça. Você não imagina como eu estou triste. Queria tanto passar o final de semana com você. Mas a gente marca para o próximo. Beijinhos amoreco.
FILADELFO – (Desliga a secretária) Ela não é um amor de pessoa? Qualquer outro homem ficaria desconfiado. Poderia achar que a esposa estava planejando algo. Eu não. Eu confio na minha Elizabeth. Por ela eu coloco minhas mãos no fogo. (Mostra as mãos para a platéia e dá um grito de dor puxando as mãos para junto do corpo) Senti um calor nas mãos... Deve ser o calor do amor dela, ela me ama tanto. Eu vou pegar outra fita. (Revira as fitas e pega outra. Coloca na secretária) Esta aqui, fita 549. (...)
Terminado em: 20 de Dezembro de 2009, às 21h05min.
Interessados em conhecer a obra na íntegra, favor entrar em contato pelo e-mail: wagnerrotta@yahoo.com.br