Sistema de Gestão para USO – Parte 2 - Cadeia de Valor, Macroprocessos, Processos e respectivas responsabilidades.
No capítulo anterior eu falei para você sobre a importância de se ter um sistema de gestão integrado e quais as dimensões que esse sistema de gestão precisa monitorar para o sucesso da sua empresa.
Falei também da necessidade de você ter uma boa descrição do seu negócio, delimitando seus processos e que isso seria importante quando você fosse detalhar seu negócio propriamente dito. Esse momento chegou!
Sua Descrição do Negócio já foi devidamente debatida e aprovada no fórum competente. E agora? Como fazer este detalhamento?
Para fazer isso em uma forma estruturada, o ideal é que você construa sua Cadeia de Valor. Nada muito complicado, apenas uma forma organizada de expressar o modelo organizacional. Uma curiosidade: a cadeia de valor foi introduzida na metodologia de gestão por Michael Porter, em 1985.
Vou apresentar para você, de forma esquemática, as funções organizacionais que devem compor uma cadeia de valor numa empresa de médio/grande porte. Obviamente essas funções organizacionais vão variar caso a caso. Sugiro que ao fim deste artigo, você tente construir a sua Cadeia de Valor. Atenção: respeite os limites das atividades definidas na Descrição de Negócio.
Na parte central da Cadeia do Valor estão concentradas as funções organizacionais “core”, aquelas que compõem os Processos de Negócio da sua empresa, aquelas que diferenciam a sua empresa da empresa do lado.
No exemplo em pauta, são as funções 3 a 7, na cor azul, que vão desde a prospecção de novos negócios e clientes até a entrega e o pós-venda. Repito, este é um modelo teórico. Faça o seu desenho, use a nomenclatura mais usual na sua empresa para facilitar o entendimento de todos.
As demais funções organizacionais são quase sempre comuns a todas as empresas, mas também admitem particularidades, como veremos mais à frente.
Os Processos de Governança, na cor verde, dividem-se em duas funções organizacionais: Governança Corporativa e Estratégia Organizacional.
No topo da Cadeia de Valor está representada a função Governança Corporativa. Não é por acaso que ela está aí situada. Ela define as regras que devem ser obedecidas por toda a organização, tais como:
- O funcionamento do Conselho de Administração e da Alta Administração,
- A atuação de barreiras para prevenção de fraude e garantia de uma execução das atividades em conformidade como Controles Internos, Auditoria Interna, Gestão de Riscos e Ouvidoria,
- As normas de Saúde, Segurança Operacional e Sustentabilidade, e
- As Alçadas e os Limites de Competência para todo o quadro gerencial, incluída a Alta Administração.
As orientações emanadas da Governança Corporativa devem ser seguidas nos processos de todas as demais Funções Organizacionais e nos seus próprios processos.
À sua esquerda está representada a função Estratégia Organizacional. Também não é por acaso que ela está aí colocada: ela é a predecessora tanto na concepção da empresa, como na definição dos rumos a serem tomados durante toda a vida da organização. Esta função tem por objetivo, a partir do entendimento dos cenários de negócio, estabelecer os objetivos de curto, médio e longo prazo, assim como seus respectivos projetos e metas estratégicos.
As estratégias definidas a partir de seus processos orientam as atividades das funções organizacionais “core” e de suporte.
Como não basta definir rumos, mas também é necessário monitorá-los, a Estratégia Organizacional é responsável pela medição do desempenho organizacional e do andamento dos projetos estratégicos.
As demais funções representadas, na cor cinza, compõem os chamados Processos de Suporte, aí consideradas as funções organizacionais: Finanças, Jurídico, Administrativo, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação. Estão representadas na base da Cadeia de Valor porque funcionam como suporte para todos os processos.
Relembrando:
Cadeia de Valor { Funções Organizacionais
Cada uma das 15 funções organizacionais é composta por um conjunto de Macroprocessos. Por exemplo, a função Recursos Humanos inclui obviamente os macroprocessos:
- Recrutamento e seleção;
- Treinamento e desenvolvimento; e
- Administração de Pessoal.
No caso em pauta, eu deixei dentro dos macroprocessos da Função Administrativa os macroprocessos de Suprimentos e Comunicação.
Se eles forem muito representativos para o seu negócio, devem estar representados em uma Função Organizacional própria. Se Suprimentos for uma atividade preponderante na sua cadeia produtiva, ela pode se tornar uma Função Organizacional “Core”!!!
Relembrando:
Cadeia de Valor { Funções Organizacionais { Macroprocessos
Os Macroprocessos se compõem de um ou mais processos que podem ser complementares ou não.
Por exemplo, o Macroprocesso Administração de Pessoal, pode ser composto dos seguintes processos:
- Processamento da folha de pagamento
- Admissão de colaboradores
- Desligamento de colaboradores
- Relações trabalhistas
É importante que cada macroprocesso e cada processo tenha um responsável por acompanhá-lo, garantindo a atualização das informações contidas na sua descrição.
De posse da sua Cadeia de Valor, você poderá:
- Definir quais são as funções prioritárias onde você começará o mapeamento de processos e o estabelecimento de indicadores,
- Estabelecer as metas que controlam as principais funções organizacionais da sua empresa,
- Analisar se alguma área estratégica da sua empresa está com baixa priorização no acompanhamento de resultados, e
- Compará-la com sua Estrutura Organizacional (caixinhas gerenciais) e verificar se estão compatíveis.
Relembrando:
Cadeia de Valor { Funções Organizacionais { Macroprocessos { Processos
No próximo capítulo vamos falar de como inspirar a sua organização para que ela atinja os objetivos a que se propõe. Até o próximo artigo.
Carlos Heleno é Sócio Diretor da Resposta Engenharia – www.respostaengenharia.com.br.
Engenheiro na Petrobras
7 aOs elogios são bem merecidos, Heleno. Realmente você resumiu anos de experiência. Essa gestão com foco no negócio garante resultados. Sei que ainda vem mais, mas esse início já nos mostra conteúdo com muita simplicidade... Parabéns!
Gestão de Processos
7 aMuito bom chefe....Parabéns!!!
Assessor da Subsecretaria de Desburocratização e Governo Digital (SubDGD/SETD - Secretaria de Estado de Transformação Digital), Governo do Estado do Rio de Janeiro
7 aApesar do modelo de Cadeia de Valor ser teórico, estou certo que o "12. Tecnologia da Informação" está "migrando" para o core da maioria dos negócios. (Ou posso só estar "puxando a brasa para a minha sardinha" - rsrsrsrs) Parabéns pelo artigo!
Head of Polymers Process Engineering at Braskem
7 aMuito bom seu artigo! Direto e simples. Parabéns !