Sistema Drywall x alvenaria
O sistema Drywall é conhecido em muitos países por ser um método construtivo a seco, constituído basicamente de uma estrutura metálica em perfis de aço galvanizado formada por guias e montantes, sobre os quais são fixadas placas de gesso acartonado, em uma ou mais camadas, gerando uma superfície apta a receber o acabamento.
Muito utilizado nos Estados Unidos e na Europa, no Brasil também vem ganhando espaço na construção civil, seu processo de aplicação especializado exige cuidados especiais no momento da instalação, onde deve-se seguir as normas específicas fornecidas pela ABNT (NBR 15758-2:2009) e as indicações do fabricante.
Considerando a visão fragilizada recebida pelo produto/método frente a alvenaria convencional que transmite maior segurança aos seus usuários, a não implementação de estudos que possibilitariam expor o conhecimento sobre os sistemas a seco faz com que a alvenaria ainda seja a mais usada em projetos habitacionais.
Diante da crise no setor da construção civil, e sabendo que o Brasil se encontra estagnado nesse sentido, as novas tecnologias trazem mais produtividade e otimização dos lucros para o mercado. A baixa formação da mão de obra dos trabalhadores e a alta rotatividade das empresas não propiciam mudanças nesse cenário. No entanto, vale ressaltar que a qualificação nunca atraiu de fato novas tecnologias, mas a aplicação de novas técnicas construtivas mais competitivas no mercado causa o efeito de procura pela qualificação.
A necessidade de buscar tecnologias alternativas que atendem características cada vez mais amplas, faz com que com o passar dos anos venha aumentando o número de profissionais que aderem ao uso do Drywall no mercado da construção civil. Buscando viabilizar cada vez mais as construções, fazendo com que o tempo de execução diminuísse, assim como os impactos da mesma sobre o ambiente de implantação, os custos relacionados ao canteiro, e a economia com elementos estruturais, gerada pela adoção de materiais mais leves, os sistemas a seco atendem grande parte dessas demandas, além de proporcionar benefícios únicos não oferecidos pela alvenaria, como a resistência ao fogo, que em alguns casos é essencial para a segurança.
No dia a dia, quando vamos comparar preços de métodos construtivos a princípio um parece ser mais barato que o outro. Mas se estudado corretamente podemos verificar um custo final diferente.
O drywall é uma opção com vantagens importantes em relação a alvenaria convencional, a obra é mais limpa, portanto menos entulho, mais rapidez na execução, manutenção mais simples, estrutura mais leve, a fundação não precisa ser tão profunda.Apesar da mão de obra ser especifica e mais cara, no final acaba sendo a melhor opção custo-benefício.
Devo ressaltar à importância de um estudo comparativo dos métodos construtivos antes do início da obra, através dessa ferramenta temos a maximização de seus lucros, minimizando seus riscos econômicos e financeiros.